Remédio infantil popular no Brasil pode proteger o coração de ataque cardíaco

O infarto do miocárdio é uma das principais causas de morte em todo o país. Para se ter uma noção, no Brasil morrem cerca de 1.100 pessoas por dia devido a doenças cardiovasculares, incluindo o infarto. Dessa forma, estudos médicos mostraram que um remédio infantil pode ser eficaz na prevenção de infartos.

Pessoa segurando pote com remédio

Qual remédio infantil pode reduzir os riscos de infarto no miocárdio – Foto: Freepik/ND

 

Uma pesquisa publicada no Journal of the American College of Cardiology, em 2016, revelou que após reconhecer sintomas de um infarto, tomar dois comprimidos infantis (100mg) de AAS (ácido acetilsalicílico) pode ajudar a reduzir os danos ao coração e aumentar as chances de sobrevivência, por prevenir a formação de coágulos que bloqueiam as artérias coronárias.

É importante destacar que o ácido acetilsalicílico é amplamente utilizado como analgésico e anti-inflamatório, age ao inibir a agregação das plaquetas no sangue, ajudando a evitar o agravamento do quadro e, em muitas casos, a morte súbita.

Quais os sintomas do infarto no miocárdio

Segundo a pesquisa, existem sete sintomas que você deve ficar atento. Veja abaixo!

Pessoa segurando mão no peito

Existem sete sintomas que devem acender o alerta – Foto: Canva/ND

  • Dor ou desconforto no peito: sensação de aperto, pressão ou dor intensa no centro do peito, que pode durar vários minutos ou desaparecer e voltar. Essa dor pode irradiar para os ombros, braços (especialmente o esquerdo), costas, pescoço, mandíbula ou até para o estômago;
  • Falta de ar: a dificuldade para respirar pode ocorrer com ou sem dor no peito e é comum em situações de infarto;
  • Suor excessivo: suor frio e excessivo, muitas vezes sem explicação, é um sintoma frequente durante o infarto;
  • Náusea ou vômito: algumas pessoas podem sentir-se enjoada ou até vomitar, especialmente as mulheres;
  • Tontura ou desmaio: sensação de fraqueza extrema, tontura ou até desmaios podem ocorrer devido à diminuição do fluxo sanguíneo para o coração;
  • Dor no estômago ou sensação de indigestão: a dor no peito pode ser confundida com desconfortos digestivos, mas, se acompanhada de outros sintomas, pode indicar um infarto;
  • Ansiedade ou sensação de morte iminente: Algumas pessoas relatam um medo inexplicável ou sensação de que algo muito grave está prestes a acontecer.

Como tomar o remédio infantil?

O estudo sugere que ao sentir os sintomas de um infarto, como os descritos acima, a pessoa deve consumir imediatamente os comprimidos e buscar atendimento médico urgente — entrar em contato com o serviço de emergência (SAMU 192).

No entanto, caso a pessoa tenha alergia ao remédio infantil, o recomendado é não utilizá-lo e chamar o médico imediatamente. Procure manter a calma, ficar em um local ventilado e esperar o atendimento são medidas essenciais até a chegada dos profissionais.

Vale ressaltar que embora o remédio infantil seja um aliado importante no tratamento inicial, a consulta médica e a avaliação são cruciais para garantir o melhor cuidado e prevenir complicações futuras.

Estetoscópio com coração vermelho por cima

Embora o remédio infantil seja um aliado importante no tratamento inicial, a consulta médica e a avaliação são importantes – Foto: Canva/ND

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.