
Brusque, no Vale do Itajaí, se prepara para receber uma fábrica inovadora no setor da construção civil, com um investimento total de R$ 80 milhões. A Lightwall Brasil, que produz painéis pré-moldados, utiliza uma tecnologia que permite a montagem de casas de até 40 m² em apenas 12 horas.

Galpão está sendo construído às margens da Rodovia Antonio Heil, em Brusque – Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço/ND
Fábrica inovadora reduz a necessidade de mão de obra
A unidade deve começar a operar ainda em 2025 e vai gerar 80 empregos. A fábrica inovadora em Santa Catarina faz parte do plano de ampliação da empresa, que escolheu o estado devido aos diferenciais competitivos. Até 2026, a Lightwall Brasil prevê a abertura de 11 fábricas no país.
“Temos recebido as empresas e incentivado o investimento em Santa Catarina. Assim, trazendo mais empresas, garantimos o aumento da produção e da competitividade. Além disso, a geração de emprego e renda beneficia toda a comunidade”, afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Indústria de Santa Catarina foi a que mais cresceu em 2024
A indústria de Santa Catarina foi a que mais cresceu entre os estados em 2024. Com uma alta de 7,7% na produção durante o ano, o estado catarinense liderou o ranking divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio da PIM (Pesquisa Industrial Mensal).
O estudo analisa 17 estados brasileiros que têm participação relevante no setor. Na segunda posição aparece o Rio Grande do Norte (7,4%), seguido pelo Ceará (6,9%). Pará (5,7%) e Mato Grosso (5,4%) fecham as primeiras cinco colocações.
Na região Sul, o segundo estado com o maior crescimento é o Paraná (4,2%), o crescimento do Rio Grande do Sul teve um aumento de apenas 0,6%, ficando abaixo da media nacional de 3,1%.
Minas Gerais (2,5%) e Rio de Janeiro (0,1%) também ficaram abaixo do crescimento nacional médio. O estado com maior PIB brasileiro, São Paulo, permaneceu na média do país (3,1%).