
A Tesla fez um recall dos mais de 46 mil modelos Cybertruck que produziu e vendeu nos primeiros 15 meses em que esteve no mercado dos Estados Unidos.
Isso ocorreu por um problema de segurança que está tendo dificuldades para resolver.
A montadora estima que 1% de todas essas unidades do Cybertruck em recall têm um defeito, segundo o relatório apresentado à Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos.

Tesla Cybertrucks precisarão passar por recall nos Estados Unidos – Foto: Divulgação/Tesla/ND
Alguns pedaços do acabamento de aço ao longo do exterior do Tesla Cybertruck são unidos ao carro por um adesivo “suscetível à fragilização ambiental”, disse a empresa.
A Tesla afirma que vai pagar a conta da substituição dos painéis por outros que atendam às exigências de durabilidade.
Quando a Tesla anunciou seu relatório de recall na última terça-feira (18), a empresa disse que ainda não havia corrigido o problema na produção. O fabricante esperava resolver o problema até esta sexta (21) ou por volta dessa data.
“Se o painel de aço inoxidável da longarina se separar do veículo durante a condução, isso pode criar um perigo para os motoristas que seguem o veículo e aumentar o risco de ferimentos ou colisão”, disse a empresa. A empresa identificou 151 reclamações de garantia que podem estar relacionadas a essa condição.
Quantas vezes a Tesla fez recall de carros?
A Tesla já fez o recall do Cybertruck seis vezes nos Estados Unidos em um ano após o lançamento do modelo em novembro de 2023.
Uma dessas campanhas de segurança anteriores, em junho do ano passado, falava sobre a peças de acabamento ao longo do exterior do porta-malas que poderiam se soltar durante a condução.
‘Realmente difícil’
Desde quando revelou o modelo pela primeira vez, o protótipo do Cybertruck em novembro de 2019, o CEO Elon Musk posicionou o veículo como robusto e forte.
“Vocês querem uma picape que seja realmente resistente, não uma falsa resistente”, disse ele no palco de um evento em Los Angeles.
Depois de mostrar clipes do carro resistindo a tiros e convidar Franz von Holzhausen, chefe de design da Tesla, a bater as portas com uma marreta, uma demonstração do “vidro blindado” da Cybertruck deu errado.
O executivo arremessou uma bola de metal contra as janelas do lado do motorista e as quebrou.
A empresa minimizou o incidente quando a Cybertruck foi colocada à venda no final de 2023, vendendo decalques de 55 dólares (equivalente a R$ 315) comemorativos das janelas danificadas que se esgotaram rapidamente.
Porém, as falhas das peças de acabamento não são os únicos incidentes que levantaram dúvidas sobre a durabilidade do veículo.
Em agosto, youtuber Cody Detwiler, que tem mais de 9 milhões de seguidores, fez um vídeo comparando como a Cybertruck e a picape F-150, a mais vendida da Ford, se comportam ao longo de uma série de acrobacias radicais.
O vídeo, que captura o quadro do carro se soltando quando as duas picapes foram presas uma à outra pelos engates de reboque, tem quase 31 milhões de visualizações.
Em um vídeo mais recente no YouTube, Zack Nelson, do perfil JerryRigEverything, a seção traseira da estrutura da Cybertruck cai durante um teste de resistência.
Elon Musk defendeu o modelo, postando no X que o carro é “seguro no nível do apocalipse” depois de receber uma classificação de segurança geral de cinco estrelas da NHTSA.