
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) entregou à Câmara dos Deputados o pedido formal de licença na quinta-feira (20). O parlamentar solicitou afastamento por 122 dias. Por ultrapassar o limite de 120 dias, o suplente do partido, missionário José Olímpio, assumirá a vaga.

Eduardo Bolsonaro apresenta pedido oficial para se afastar por 122 dias da Câmara – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Segundo o ofício apresentado pelo deputado, a licença será dividida em dois dias para tratamento de saúde e 120 dias para cuidar de “interesses particulares”. O pedido foi confirmado pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ).
Com a licença, o deputado não terá direito a receber o salário de R$ 46 mil nos meses em que estiver fora da Câmara.
Eduardo Bolsonaro se muda para os EUA e quer pedir asilo político
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos, onde diz que pretende atuar para combater as ameaças à liberdade de expressão no Brasil. Em live na quinta-feira, ele reafirmou a sua disposição de mobilizar autoridades norte-americanas para agir contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Eduardo decidiu tirar licença de mandato para pressionar governo americano a impor sanções ao Brasil – Foto: @EDUARDOBOLSONAROSP/EDUARDO BOLSONARO/YouTube
Na terça-feira (18), o parlamentar declarou que pretende pedir asilo político ao governo dos Estados Unidos. A medida é uma proteção concedida por um Estado a estrangeiros que comprovam estar sendo perseguidos na nação de origem. À CNN, Eduardo disse estar sendo alvo de perseguição por parte do ministro Moraes. Ele também admitiu temer uma possível ordem de prisão expedida pelo STF.
Quem é missionário José Olímpio, que assume como suplente na Câmara
Ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus, José Olímpio foi deputado federal por São Paulo em dois mandatos, entre 2011 e 2019. Além disso, foi vereador em Itu e São Paulo e passou pelo MDB, PP, PPB, DEM e União Brasil antes de se filiar ao PL.

Com a licença de Eduardo Bolsonaro ultrapassando 120 dias, missionário José Olímpio vai assumir o cargo – Foto: Diógenis dos Santos/Agência Câmara/ND
Ele é o segundo candidato mais bem colocado do PL que não foi eleito como deputado em São Paulo. O primeiro, Adilson Barroso, já está em exercício no lugar de Guilherme Derrite, que assumiu o cargo de secretário de Segurança de São Paulo.
Olímpio participou ativamente da campanha de Bolsonaro durante as eleições de 2022. Na época, chegou a divulgar um vídeo com a imagem de Bolsonaro contra o aborto e defendeu que “desrespeitar a vida é desrespeitar a Deus”.