![](https://static.ndmais.com.br/2024/10/meteoro-em-chapeco-2.jpg)
Os relatos iniciais mencionavam uma ‘bola de fogo brilhante’ que teria cruzado o céu no começo da noite de terça-feira (22), em Chapecó, Oeste de SC. Câmeras registraram o fenômeno, que se trata de um astro chamado bólido.
![Meteoro Bola de fogo brilhante foi registrada no céu de Chapecó em SC](https://static.ndmais.com.br/2024/10/meteoro-em-chapeco-1-800x533.jpg)
A ‘bola de fogo brilhante’ é um bólido que cruzou o céu – Foto: Jackson Ricardo/Portal Chapecó/ND
A ‘bola de fogo brilhante’
O astrônomo amador, Diego de Bastiani, explica que o bólido, uma bola de fogo brilhante, foi observado na direção sul do céu, às 19h13 da terça-feira (22). Câmeras espalhadas pelo município registraram o meteoro, que também foi visto por moradores.
Os meteoros, conforme o especialista, são classificados em três categorias. “Os meteoros, que é aquele rastro, aquela luz, que acende e logo apaga; os fireballs, que são bolas de fogo com brilho superior ao planeta Vênus; e o bólido, que não deixa de ser um fireball, mas mais brilhante, tão brilhante quanto a lua ou mais intenso”, detalha.
Pelas imagens, foi possível constatar que se trata de um bólido, por conta do brilho. “Não é tão comum observar esse tipo de meteoro”, explica o astrônomo amador.
O primeiro relato sobre o astro chegou até Diego por meio de um casal que viu o brilho intenso na sacada de casa. “A intensidade da luz, o tamanho e o rastro que ele gera possibilita que o público observe o bólido sem a utilização de equipamentos”.
O bólido foi registrado por câmeras no munícipio. A câmera de Jackson, localizada na pista do aeroporto, registrou a ‘bola de fogo brilhante’ – Vídeo: Jackson Ricardo/Portal Chapecó/ND
Você viu o bólido? Relate!
Diego, além do projeto pessoal ‘Astronomia Chapecó’, também faz parte da Exoss, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo o estudo de meteoros. “São pessoas do país todo com câmeras de monitoramento específicas apontadas para o céu que registram os meteoros”.
O grupo estuda a origem, a natureza, as características e a órbita desses objetos. “Sempre que um cidadão observar um meteoro, ele pode fazer o relato do astro com o horário da passagem e a direção”. Essa descrição pode ser realizada no site da Exoss.