Estudantes da UFMA encontram larvas em feijoada servida no Restaurante Universitário e denunciam falta de higiene


Segundo as denúncias, um aluno chegou a passar mal após consumir a refeição durante o almoço na última sexta (21). Universitários também registraram a presença de pombos dentro do restaurante e no bebedouro. Estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) denunciaram a presença de larvas em uma feijoada servida no Restaurante Universitário (RU)
Reprodução/TV Mirante
Estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) denunciaram a presença de larvas em uma feijoada servida no Restaurante Universitário (RU) na última sexta-feira (21), em São Luís. Além disso, segundo as denúncias, um aluno passou mal após consumir a refeição.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Fotos feitas pelos estudantes durante o almoço mostram as larvas no prato (veja acima). O caso reacendeu críticas sobre a qualidade da alimentação e as condições de higiene do restaurante.
“Não é de agora que os alunos reclamam da qualidade da comida, é uma reclamação que é de muito tempo. Também tem a questão de larvas na comida, de comidas que são estragadas, que vem com uma cor diferente, né? É uma carne que vem verde. E aí, como é que fica pra situação do estudante? A água lodosa dos bebedouros, que inclusive já tiveram testes do pessoal daqui da própria UFMA que comprovaram que a água estava, sim, contaminada”, disse a estudante Maria Clara Araújo.
As reclamações sobre a estrutura do RU não são novas. Por meio de fotos, universitários também registraram a presença de pombos dentro do restaurante e no bebedouro, que está em péssimas condições de uso, com torneiras sujas e mal conservadas. Além disso, algumas delas estariam amarradas com sacos plásticos, indicando falta de manutenção.
“Eu posso dizer que são problemas estruturais. Não são problemas dessa gestão, não são problemas da gestão anterior, são problemas de muito tempo que nunca foram resolvidos. “, afirmou o estudante de Letras, Davi Sousa.
Universitários também registraram a presença de pombos dentro do restaurante e no bebedouro
Reprodução/TV Mirante
O que diz a UFMA
Em nota, a UFMA disse que segue todas as normas de segurança alimentar previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que abriu um processo para investigar o caso. A universidade informou ainda que a empresa terceirizada responsável pelas refeições foi notificada.
Sobre a qualidade da água, a instituição afirmou que realiza manutenções periódicas nos poços artesianos e reservatórios e que novos dosadores de cloro estão sendo instalados para melhorar o abastecimento dos restaurantes. Leia abaixo a nota na íntegra.
“A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) esclarece que todas as unidades do Restaurante Universitário seguem e zelam por todas as normas de segurança alimentar previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), adotando medidas preventivas e corretivas rigorosas para garantir a qualidade dos alimentos servidos aos usuários.
Recentemente, o Restaurante Universitário – Unidade Central recebeu adequações estruturais para sua melhoria contínua, visando promover ainda maior conforto e segurança aos discentes, servidores e visitantes do RU.
De toda forma, a UFMA abriu processo para averiguar a situação relata e a empresa terceirizada, responsável pelo fornecimento das refeições, já está sendo notificada. Vale ressaltar que, além de ser espaço de convivência e integração da comunidade acadêmica, o Restaurante configura uma importante política de assistência estudantil e apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade social.
Esclarecemos, ainda, que a UFMA realiza periodicamente a manutenção dos poços artesianos e reservatórios que alimentam os diversos prédios da Universidade. Oportunamente, informamos que nos dias 25/02 a 27/02 serão instalados novos dosadores de cloro nos reservatórios que abastecem os restaurantes. Após a instalação dos dosadores serão realizadas novas coletas com o objetivo de atestar os índices de portabilidade da água”.
Alunos da UFMA encontraram larvas em refeição servida na instituição
Adicionar aos favoritos o Link permanente.