Prefeito diz que Paulo de Frontin pode ficar sem combustível e alimentos após deslizamentos interditarem estradas


RJ-127 está completamente interditada, enquanto na RJ-129 só há passagem para veículos leves. ‘Nossa cidade está ilhada’, diz moradora. Prefeito diz que Paulo de Frontin pode ficar sem comida e combustível
O prefeito de Paulo de Frontin (RJ), Maneko Artemenko, disse nesta sexta-feira (23) que a cidade pode ficar sem combustível e alimentos após deslizamentos de terra, provocados pelas chuvas de quarta-feira (21), interditarem as estradas que dão acesso à cidade.
O anúncio foi feito durante um encontro entre representantes dos municípios do Rio atingidos pela chuva e dos governos federal e estadual, na Câmara dos Vereadores de Japeri, na Baixada Fluminense.
“A RJ-127 está fechada e, provavelmente, ela só será liberada nos próximos 10 dias. E a RJ-129 está liberada somente para veículos leves. Isso nos preocupa porque pode vir a faltar combustível nos postos de gasolina, pode vir a faltar abastecimento de alimentos nos mercados, nos comércios. Pode vir a faltar também material de construção, que é tão importante para esse momento de reconstrução dos nossos municípios. Isso tem preocupado bastante a gente nesse momento”, disse o prefeito.
Imagens aéreas de Paracambi
Reprodução/Redes sociais
“Ontem eu fiz contato com o dono de postos [de combustível] do nosso município, e a preocupação deles é que se os caminhões não chegarem, a gente vai ter combustível aí para mais um ou dois dias. Os mercados também imaginam ter [alimentos] por mais 3, 4 dias, no máximo, caso não começassem a chegar caminhões até o nosso reabastecimento do mercado e do comércio local”, concluiu Maneko.
Segundo a Defesa Civil, foram registrados 85 deslizamentos dentro da área do município e 59 nas rodovias estaduais que cortam a cidade: sendo 55 na RJ-127, que liga Paracambi a Mendes, e 4 na RJ-129, que liga Vassouras a Paulo de Frontin.
Imagens aéreas de Paracambi
Reprodução/Redes sociais
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), a RJ-127 está totalmente interditada, pois ainda há altos riscos de deslizamentos. A rota alternativa é passar pela Serra das Araras e acessar a Via Dutra.
A RJ-129 se encontra interditada para veículos pesados, no trecho do bairro da Água até o Centro de Paulo de Frontin. A passagem é permitida apenas para veículos leves.
Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP) disse que as equipes seguem atuando nos municípios afetados pela chuva, como Paulo de Frontin (leia abaixo a nota na íntegra).
Em 24h, choveu 93 mm. Conforme a prefeitura, 30 casas foram interditadas. Ao todo, 80 pessoas estão desabrigadas e 40 estão desalojadas. Todos estão sendo acompanhados pela Assistência Social do município.
Cerca de 30 casas foram interditadas em Paulo de Frontin
Divulgação/Defesa Civil
‘Nossa cidade ficou ilhada’
Moradora de Paulo de Frontin fala sobre a situação da cidade
A estudante de enfermagem Gabriela Aguiar Salles Figorelli, assim como outros moradores, está preocupada com a interdição das estradas que dão acesso à cidade. Ela estuda em Nova Iguaçu e precisa passar pela RJ-127 para chegar à faculdade.
“Nós dependemos do transporte público pra ter acesso à cidade de Paracambi e, de lá, conseguir acesso às cidades da baixada e ao município do Rio de Janeiro. Nós ainda não sabemos quando terá a liberação da Serra de Paracambi. E isso, com certeza, é uma preocupação minha e de muitas outras pessoas aqui da nossa cidade. Eu espero que essa situação melhore em breve”, disse ela.
“Nossa cidade ficou ilhada. Perdemos o acesso às duas cidades vizinhas, Paracambi e Mendes. Muitos moradores não conseguiram retornar às suas casas na noite de quarta-feira”, contou Gabriela.
Chuva em Paulo de Frontin interditou 30 casas
Divulgação/Defesa Civil
A cidade enfrentou outro problema: a falta de energia elétrica. De acordo com a estudante, os moradores ficaram sem luz por mais de 24h e perderam qualquer tipo de contato com familiares e amigos de outros municípios.
“O único local da cidade que possuía internet, graças a um gerador era a padaria, conhecida como padaria do painho. Ele [o dono] disponibilizou o wi-fi para a gente enviar e acalmar o coração dos nossos familiares que não moram aqui na cidade”, afirmou ela.
O nosso município está arrecadando muitas doações. Felizmente, teve uma corrente do bem, uma corrente de amor. Então, estamos recebendo”, concluiu.
Nota da SEIOP na íntegra
“A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP) está com equipes atuando nos municípios de Queimados, Paracambi, Mendes, Barra do Piraí, Japeri e Paulo de Frontin, que foram atingidas pelas fortes chuvas.  Os técnicos auxiliam as prefeituras nas vistorias para mapear os locais mais afetados. Sete engenheiros do IEEA também participam da elaboração de laudos, que poderão ser usados em projetos para  possíveis obras emergenciais. A SEIOP mobilizou 21 maquinários, entre retroescavadeiras, escavadeiras e caminhões em apoio aos municípios”.
Estradas estão interditadas em Paulo de Frontin
Divulgação/Defesa Civil
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.