Inicialmente, a central vai monitorar os principais pontos de Volta Redonda, mas deve se estender para outras cidades da região. Objetivo é reduzir os índices de criminalidade e prevenir ações criminosas. Foi inaugurado nesta quarta-feira (12), em Volta Redonda (RJ), o Centro Integrado de Videomonitoramento, que vai reunir imagens e dados das câmeras nos principais pontos da cidade.
O centro é controlado pela 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), composta pelo 5º Comando de Policiamento de Área (5° CPA), da Polícia Militar, e pelo 5º Departamento de Polícia de Área (5° DPA), da Polícia Civil.
Central de videomonitoramento em Volta Redonda
Divulgação/Polícia Militar
O objetivo é reduzir os índices de criminalidade, prevenir ações criminosas e fiscalizar a atuação da Polícia Militar, já que as imagens feitas pelas câmeras acopladas na farda dos agentes também serão disponibilizadas para o centro de monitoramento.
Inicialmente, a central vai funcionar com as imagens de Volta Redonda, mas já possuí a logística alinhada com as prefeituras de outras quatro cidades do Sul e Costa Verde do Rio: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Pinheiral e Resende.
“A inauguração do CIV/5° RISP foi possível graças a uma parceria com prefeituras do Sul Fluminense e Costa Verde que, através de suas Secretarias de Ordem Pública ou Segurança Pública, que já possuíam CIOSPs (Centros Integrados Operacionais de Segurança Publica) com sistema de videomonitoramento dos principais logradouros destes municípios”, informou a Polícia Militar.
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Central de videomonitoramento vai integrar câmeras de segurança de cidades do Sul e Costa Verde do Rio
Adicionar aos favoritos o Link permanente.