
Iniciativa busca prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Distribuição será realizada no Sambódromo de Macapá e no percurso da ‘A Banda’. Mais de 500 mil preservativos serão distribuídos no Amapá
Gea/Divulgação
Entre as ações para o Carnaval 2025 está a distribuição de 530 mil unidades de preservativos. A medida busca prevenir a contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Já a distribuição vai se concentrar no sambódromo de Macapá, durante os dias de desfiles, e no percurso da “A Banda”, na terça-feira (4), também na capital.
O material foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde e o trabalho será coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Saiba tudo sobre o Carnaval 2025 no Amapá
O superintendente da SVS, Cássio Peterka, destaca que um dos primeiros passos para evitar novos casos de contaminação é a educação sexual. Segundo ele, o acesso a essas informações garante uma vida sexual saudável e segura.
“A conscientização sobre a saúde sexual deve incluir também informações sobre vacinas disponíveis, como a vacina contra o HPV, que pode prevenir certos tipos de câncer. Assim, promover a educação sexual e o acesso a serviços de saúde é fundamental para a prevenção e o tratamento das ISTs, garantindo uma vida sexual saudável e segura”, pontua Peterka.
Outra ação realizada neste período será a realização e distribuição de testes rápidos durante os eventos de carnaval. De acordo com a SVS, muitas das ISTs são assintomáticas, com isso o tratamento acaba também sendo tardio, o que causa complicações graves para o paciente.
🔍Fique de olho
A SVS também está entregando preservativos para a empresa. O trabalho é feito pela Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) e os interessados podem fazer a retirada no prédio da SVS, na Avenida 13 de Setembro, nº 1889, Buritizal.
Entenda mais sobre as ISTs
As infecções sexualmente transmissíveis são doenças causadas por vírus, bactérias ou parasitas. As ISTs aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir também em outras partes do corpo, como palma das mãos, olhos e língua.
As IST’s mais frequentes nos relatórios da SVS são:
Herpes genital;
Sífilis;
Gonorreia;
Tricomoníase;
Infecção pelo HIV;
Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV);
Hepatites virais B e C.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: