
Policial foi levado à Santa Casa de Santos (SP) e o caso foi registrado como tentativa de homicídio no 5º Distrito Policial (DP) da cidade. Caso ocorreu na Praça José Lamacchia, no bairro Bom Retiro, em Santos (SP)
Divulgação
Um policial militar de 25 anos foi baleado no ombro em uma praça de Santos, no litoral de São Paulo. O PM e dois colegas estavam patrulhando a Avenida Jovino de Melo quando avistaram barricadas formadas por sofás, pneus e entulhos, bloqueando a via. Os policiais desceram da viatura para liberar a passagem e foram alvo de disparos de criminosos, que estavam perto.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com o boletim de ocorrência, o policial atingido pelo disparo foi socorrido e levado ao Hospital Santa Casa de Santos, onde permaneceu internado e consciente. Ninguém foi preso.
As barricadas são usadas pelos bandidos para dificultar o acesso da polícia em áreas onde o crime atua. Na tarde de terça-feira (25), enquanto os policiais tentavam removê-la, na Praça José Lamacchia, perceberam a presença de três homens em um ponto conhecido por atividades criminosas.
Quando se aproximaram, foram surpreendidos por tiros e revidaram a agressão. Embora nenhum dos suspeitos tenha sido atingido, o policial foi atingido no ombro.
Os outros dois agentes saíram ilesos. Eles socorreram o colega e o levaram à Santa Casa de Santos. Consta no BO que o local não foi preservado devido à periculosidade.
A Santa Casa de Santos, por meio de nota, informou ao g1 que o paciente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sem previsão de alta. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) disse que ele permaneceu consciente no hospital.
A Polícia Militar realiza buscas para a localização e prisão dos envolvidos no ataque. O caso foi registrado como tentativa de homicídio no 5º Distrito Policial (DP) de Santos.
Histórico
Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP
Em fevereiro de 2024, a Praça José Lamacchia foi palco de outra ocorrência policial. O soldado Samuel Wesley Cosmo da Rota participava de um patrulhamento no local contra o tráfico de drogas, quando entrou sozinho em uma viela e foi recebido a tiros.
Ele foi atingido no rosto e chegou a ser socorrido para a Santa Casa de Santos, mas morreu. A câmera corporal de Samuel flagrou o crime (veja acima).
Já em março daquele ano, Edneia Fernandes Silva, de 31 anos, morreu após ser atingida por um bala perdida na cabeça na mesma praça. De acordo com a SSP-SP, ela teria sido atingida durante um confronto entre PMs e suspeitos, mas a família nega a versão do estado.
Em abril, PMs balearam e mataram um homem de 26 anos que teria ameaçado os agentes na praça em questão. Consta no BO que os policiais acionaram o resgate e permaneceram no local para preservar a área, mas, em depoimento, os PMs disseram que a população colocou Carlos Henrique Barbosa Garcia em um carro e o levou até o Pronto-Socorro (PS), onde a morte foi constatada.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos