
Um fotógrafo fez um registro raríssimo do alinhamento entre Marte, Júpiter, Mercúrio, Vênus, Saturno, Urano e Netuno no céu. O responsável pelo feito foi Josh Dury, de 27 anos, que registrou o espetáculo no último sábado (22), nas colinas de Mendip Hills, próximo à cidade de Bristol, Reino Unido.
Especialistas afirmam que a imagem pode ser a primeira a reunir todos os oito planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra, em um único quadro. Embora a olho nu o alinhamento possa não parecer tão impressionante, essa fotografia teria conseguido algo nunca antes registrado: capturar todos os planetas em uma única imagem.

O evento conhecido como “parada planetária” permitiu que Dury capturasse todos os planetas visíveis a olho nu em uma única imagem, uma façanha que exige não apenas habilidades técnicas em fotografia, mas também um bom conhecimento em comportamento celestial.
Em entrevista à SWNS, Dury contou que fez o uso de análise de imagens e aplicativos de astronomia para ter certeza da localização dos planetas.
O alinhamento planetário já ocorreu outras vezes, mas bem antes de as câmeras terem capacidade para capturá-los todos de uma só vez.
Segundo a SWNS, um especialista sugeriu que essa conquista só foi possível agora porque, até 2006, Plutão ainda era considerado um planeta. Se ainda fosse classificado dessa forma, Plutão, um objeto distante e difícil de capturar, teria tornado impossível encaixar todos os planetas em uma única fotografia.