
Alguns alimentos são conhecidos por não serem saudáveis, como pão branco ou batatas fritas, porém mesmo produtos que parecem saudáveis podem ser alimentos mais prejudiciais à saúde do que se imagina.
Muitos alimentos são consumidos sem pensar muito em como eles afetam o corpo e isso pode ser um erro.
As pessoas que comem de forma mais consciente permanecem em forma por mais tempo. Sendo assim, é preciso reduzir ou eliminar completamente os seguintes alimentos da sua dieta.

O peixe mais barato que o salmão que é rico em proteínas e ômega-3 – Foto: Freepik/ND
Veja alguns alimentos mais prejudiciais à saúde
Produtos de carne processada
Os produtos de carne processada como salsichas, bacon, presunto e vários tipos de carne são considerados alimentos mais prejudiciais à saúde. Isso resulta do alto teor de ácidos graxos saturados e conservantes químicos, que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
O teor de sal nesses produtos é problemático como explica a consultora de nutrição do Bavarian Consumer Center, Daniela Krehl. O sal de cura, que consiste em nitrito de sódio, é preocupante.
“Quando aquecido e frito, formam-se nitrosaminas, que são cancerígenas. Isso se aplica a salsichas vermelhas, por exemplo”. A fumaça produzida durante a fritura e o grelhado também não é inofensiva, pois contém hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que também podem ser cancerígenos.
Produtos feitos com farinha branca
Os produtos feitos com farinha branca, como pão branco e doces. Para metabolizar esses produtos, o corpo precisa de vitaminas e minerais que não estão presentes em produtos de farinha branca. Assim, ele precisa obtê-los de suas reservas.
O corpo converte a farinha branca em glicose pura, o que leva a um rápido aumento do açúcar no sangue. Assim, o pâncreas precisa trabalhar duro para produzir insulina e reduzir o açúcar no sangue novamente. Isso pode causar desejos e levar à obesidade e a doenças cardiovasculares.
Os especialistas recomendam comer versões integrais de macarrão, arroz e pão.
Supostamente saudáveis, mas arriscados
Alguns tomates enlatados e certos tipos de peixe estão entre os alimentos mais prejudiciais à saúde. Os tomates enlatados não são prejudiciais por si só, eles contêm mais licopeno do que tomates frescos.
O licopeno é um antioxidante que fortalece o sistema imunológico e pode reduzir o risco de câncer.
No entanto, segundo Daniela Krehl, o problema está na própria lata. “Os revestimentos internos contêm bisfenol A, que passa para o alimento.” “Este produto químico pode alterar os níveis hormonais e causar distúrbios de desenvolvimento em crianças, bem como infertilidade e câncer. “Infelizmente, isso se aplica à maioria dos produtos enlatados, porque a indústria ainda não encontrou nenhuma alternativa”, diz Krehl.
“Latas sem revestimento também não são uma solução, porque o estanho, por exemplo, entra na lata, o que é tóxico.” Portanto, recomenda-se o uso de recipientes de vidro.
Atum, peixe-espada, salmão – e outros tipos de peixes
Um dos alimentos mais prejudiciais à saúde é o peixe, que é saudável devido ao seu teor de ácidos graxos ômega-3 e iodo e deve ser consumido regularmente.
No entanto, algumas espécies de peixes, incluindo o espadarte e o atum, estão contaminadas com mercúrio e podem ser alimentos mais prejudiciais à saúde. “Peixes grandes e especialmente velhos armazenam muito dele, como o espadarte e o atum”, explica Krehl.
A concentração de mercúrio varia dependendo da idade, espécie e área de pesca do peixe. As mulheres grávidas e lactantes devem evitar esses peixes devido à toxicidade do mercúrio, que pode prejudicar os bebês e crianças em gestação.
Outros alimentos mais prejudiciais à saúde
É aconselhável ter cuidado com peixes como salmão, pois eles geralmente são contaminados com antibióticos e pesticidas da ração.
Arroz e produtos derivados do arroz
O arroz é conhecido como um alimento saudável, mas o arroz branco em particular contém apenas alguns dos nutrientes valiosos que estão na casca depois de descascada e polida. O arroz integral é rico em fibras, vitaminas e minerais, é a opção mais saudável.

Arroz branco está na lista dos alimentos proibidos para quem sofre de inflamação nos joelhos – Foto: Canva/Divulgação/ND
Barras energéticas e de proteína
As barras energéticas de proteína é mais um dos alimentos mais prejudiciais à saúde, embora sejam de forma errada consideradas saudáveis.
Elas têm proteínas processadas industrialmente de soja ou leite, açúcares refinados, adoçantes, gorduras hidrogenadas e sabores artificiais, que podem promover doenças crônicas.
No entanto, barras feitas com ingredientes naturais, como nozes e frutas secas de qualidade orgânica, que você também pode fazer, são recomendadas.
Krapfen e outros produtos assados
Os Krapfen, também conhecidos como Berliners ou panquecas é mais um dos alimentos prejudiciais à saúde. Além de açúcar, gordura e farinha branca, eles não fornecem nenhum nutriente útil e, portanto, não são benéficos à saúde e contêm substâncias tóxicas.
Krehl explica: “Os donuts geralmente são fritos em óleo de palma barato, o que cria poluentes gordurosos que são cancerígenos. Um exemplo disso é o éster de ácido graxo 3-MCPD. Como o óleo de palma é frequentemente encontrado em produtos de panificação, pastas e salgadinhos, a ingestão diária tolerável para crianças pode ser rapidamente excedida. É por isso que o Centro do Consumidor da Baviera está defendendo níveis máximos definidos para 3-MCPD em óleos e gorduras vegetais, bem como em fórmulas infantis em nível europeu”, diz Krehl.
Pipoca de micro-ondas
A pipoca de micro-ondas preparada de forma prática é um alimento prejudicial à saúde devido ao seu alto teor de sal ou açúcar, gorduras hidrogenadas e intensificadores de sabor, como o diacetil, que podem danificar os pulmões.
Nos Estados Unidos, o diacetil causou um escândalo porque os trabalhadores expostos ao vapor diariamente sofriam de bronquiolite obliterante, que causa cicatrizes irreparáveis e estreitamento dos pulmões.
Essa doença é conhecida como “pulmão de pipoca” e recentemente voltou a ser discutida em conexão com os cigarros eletrônicos. O diacetil também é encontrado em outros produtos, como salgadinhos, assados, refeições prontas, misturas para panificação e margarina.
Batatas fritas e chips – alimentos ricos em amido e aquecidos
As batatas fritas e chips são lanches populares e frequentemente consumidos mas são alimentos prejudiciais à saúde. Estudos mostram que o consumo regular desses produtos pode aumentar o risco de morte.
Não é considerado apenas o alto teor de gordura e sal que pode promover doenças cardiovasculares, mas também a acrilamida, uma substância cancerígena produzida quando alimentos ricos em carboidratos são aquecidos.

O Dia da Batata Frita é comemorado nesta terça-feira (30) no mundo inteiro – Foto: Pixabay/Divulgação/ND
De acordo com o centro de aconselhamento ao consumidor, produtos feitos de batata em particular são afetados, mas também biscoitos, bolachas, torradas, pão crocante e cereais matinais.
As crianças correm um risco maior porque absorvem rapidamente quantidades maiores de acrilamida em relação ao seu peso corporal.
Limonadas e refrigerantes de cola
As limonadas e os refrigerantes de cola são populares entre adolescentes e adultos, mas contêm muitos sabores artificiais e níveis altíssimos de açúcar, o que pode promover o desenvolvimento de obesidade e diabetes tipo 2.
Alguns estudos mostram que o risco dessas doenças aumenta em 8% se você consumir mais de 250 ml de uma bebida açucarada por dia.
Segundo Daniela Krehl, os refrigerantes que contêm adoçantes não são muito melhores, pois contêm aspartame pode ser prejudicial aos rins em grandes quantidades.
Pizza congelada
A pizza congelada é mais um dos alimentos prejudiciais à saúde devido ao alto teor de gordura e calorias. Essas pizzas contêm aromatizantes artificiais e intensificadores de sabor. Pizzas com salame representam um perigo particular.
“O sal de cura de nitrito no salame, em combinação com o queijo, cria nitrosaminas perigosas, que são cancerígenas”, explica Daniela Krehl.