
Os camarotes da passarela Nego Quirido, o sambódromo de Florianópolis, foram notificados a prestar esclarecimentos sobre os serviços disponibilizados durante os desfiles do Carnaval 2025. O Procon SC deu 48 horas para que os responsáveis encaminhem as informações detalhadas, sob risco de responder a um processo administrativo.

Camarotes da passarela Nego Quirido têm 48 horas para prestar esclarecimentos ao Procon SC – Foto: Reprodução/ND
A fiscalização de ofício — aberta quando não há uma reclamação direta — está relacionado à publicidade das festas, que não apresenta informação clara e adequada sobre o que será oferecido nos camarotes da passarela Nego Quirido. Segundo o artigo 31, do Código de Defesa do Consumidor, a oferta deve ser clara e objetiva.
Camarotes da passarela Nego Quirido têm 48 horas para prestar esclarecimentos
Anúncios de eventos open bar e open food (bebida e comida liberados) devem explicitar exatamente quais serão os produtos disponíveis e suas marcas fornecedoras.
Alguns dos camarotes da passarela Nego Quirido estão divulgando promoções com termos pouco precisos, como “bebidas premium”, mas não indicam quais serão os produtos ofertados.
Com isso, os camarotes devem:
- Informar os horários de funcionamento na sexta e sábado de Carnaval;
- Especificar as bebidas e as marcas disponíveis ao cliente;
- Esclarecer se há restrição ao consumo de alimento e bebida durante o evento;
- Apresentar material publicitário com as informações requeridas;
- Justificar a ausência das informações requeridas.

Responsáveis devem informar marcas de bebibas e alimentos que serão servidos nos espaços vendidos no sambódromo de Florianópolis – Foto: Canva/ND
Histórico
Em 2024, o Procon SC recebeu apenas uma denúncia formal sobre um dos camarotes da Passarela Nego Quirido, em Florianópolis, embora muitas críticas tenham circulado em redes sociais.
Segundo a denúncia, um dos espaços encerrou o evento antes do horário anunciado, além de não ter cumprido a oferta de open bar – a bebida acabou cedo e frustrou os consumidores.
Fica o alerta ao consumidor: antes de comprar, pesquise o evento, veja o que é oferecido e não aceite menos do que isso. Em caso de dúvida, acione o Procon SC!

Florianópolis espera 1,5 milhão de turistas para o Carnaval 2025 – Foto: Divulgação/PMF
Como acionar o PROCON SC
- Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
- Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.
- Site do Procon SC: reclamações para pessoas que moram em cidades sem Procon municipal.
- Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.