
Você sabe quais são os gestos para evitar no Japão? A comunicação não se resume apenas às palavras. Alguns gestos cotidianos da cultura brasileira podem ter significados completamente diferentes no Japão — e, em alguns casos, podem até ser interpretados como ofensas graves.
Se você pretende viajar ao país asiático, conhecer essas diferenças culturais evita mal-entendidos e demonstra respeito pelos costumes locais. Veja abaixo cinco gestos para evitar no Japão, que são comuns entre os brasileiros, mas malvistos pelos japoneses.

Descubra quais são os gestos para evitar no Japão – Foto: Canva/ND
Gestos para evitar no Japão
1. Polegar para baixo
No Brasil, o gesto indica desaprovação ou algo que não deu certo. No Japão, no entanto, ele tem uma conotação extremamente negativa, semelhante a uma ofensa direta, como dizer a alguém para “sumir” ou “ir para o inferno”.
2. Mão no pescoço
Aqui, passar a mão no pescoço pode significar que algo chegou ao fim ou, em um tom mais agressivo, pode sugerir ameaça. No Japão, o mesmo movimento tem outro significado: indica que alguém foi demitido. Dependendo do contexto, pode gerar confusão e ser mal interpretado.
3. “Roubar o nariz”
O gesto infantil de esconder o polegar entre os dedos, simulando “roubar o nariz” de alguém, é visto no Brasil como uma brincadeira inofensiva. No Japão, porém, ele tem uma conotação sexual, especialmente quando direcionado a mulheres, e pode causar constrangimento.

Entre apontar para o olho, polegares para baixo ou dedos cruzados, existem gestos para evitar no Japão – Foto: Canva/ND
4. Apontar para o olho
Se no Brasil apontar para o olho serve para chamar a atenção de alguém para um detalhe importante, no Japão, o mesmo gesto pode ser interpretado como um insulto, equivalente a chamar a pessoa de “idiota”.
5. Cruzar os dedos
Enquanto no Brasil cruzar os dedos é sinal de torcida para que algo dê certo, no Japão o gesto tem outro significado: indica que você quer distância de alguém. Usá-lo de forma descontextualizada pode gerar confusão.
Respeito cultural evita desconfortos
Agora que você já sabe quais são os gestos para evitar no Japão, ao viajar para outro país, pequenos hábitos podem fazer uma grande diferença na forma como você é percebido. Conhecer as particularidades da comunicação não verbal no Japão ajuda a evitar situações embaraçosas e garante uma experiência mais respeitosa e tranquila.

Agora que você já sabe quais são os gestos para evitar no Japão, ao viajar para outro país, pequenos hábitos podem fazer uma grande diferença na forma como você é percebido – Foto: Canva/ND