
Saúde orienta que moradores mantenham portas e janelas abertas durante a ação. Mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti é realizado em Adamantina (SP)
Freepik
Um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya, está sendo realizado entre esta segunda (17) e quinta-feiras (20), nos bairros Parque Itaipus, Alto das Colinas, Jardim das Primaveras e Residencial Rio Branco, na região norte, em Adamantina (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Entre as ações realizadas pelo mutirão, está o recolhimento de materiais que podem acumular água. A população deve colocar nas calçadas itens como:
Vasos e pratos de plantas
Garrafas
Baldes
Bacias
Caixas d’água
Sucatas abandonadas
Tanques
Pias
Latas
Tambores
Pneus
Fumacê
Neste domingo (16), o Departamento de Controle de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde, começou a aplicar o inseticida conhecido como “fumacê” no Jardim Adamantina. Já nesta segunda-feira, a ação está sendo realizada pela Rua Rui Barbosa, no Centro, em direção a Vila Cicma.
Os agentes recomendam que a população mantenha todas as portas e janelas abertas para permitir a entrada do inseticida e garantir a eficácia no combate ao mosquito.
É essencial proteger alimentos, recipientes de animais, aquários e gaiolas de pássaros. Além disso, pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios devem permanecer dentro de casa durante a aplicação.
Segundo o Ministério da Saúde, o produto não faz mal ao organismo.
A expectativa é que o mutirão termine na quarta-feira, porém as condições climáticas serão avaliadas.
Número de casos
Segundo o balanço da Vigilância Epidemiológica, Adamantina tem 117 casos confirmados de dengue e 15 casos suspeitos de chikungunya.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.