
A semana foi marcada por fortes chuvas em diversas regiões de Santa Catarina, causando transtornos e prejuízos. No Norte do estado, os municípios de Araquari e Guaramirim decretaram situação de emergência. Em Blumenau, um adolescente foi levado pela correnteza e não resistiu.
Diante da situação, o Governo do Estado mobilizou kits de assistência humanitária e discute medidas emergenciais para enfrentar os impactos das chuvas.

Governo do Estado envia kits de ajuda humanitária para a população atingida pelas chuvas no estado – Foto: Divulgação/Defesa Civil/ND
O secretário da Defesa Civil, Mário Hildebrandt, foi até Blumenau e Brusque para acompanhar a situação. “O que queremos é garantir que a assistência chegue o mais rápido possível às famílias e locais afetados”, afirmou.
Cidades mais afetadas pelas chuvas
Os temporais provocaram alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e destelhamentos, além de desalojar e desabrigar dezenas de famílias em diversas cidades.
Guaramirim
Em Guaramirim, os alagamentos exigiram resgates em um posto de saúde e a pessoas que ficaram ilhadas em veículos. Algumas escolas precisaram ser evacuadas. No total, 200 pessoas foram afetadas, nove estão desalojadas e cinco desabrigadas, conforme a Defesa Civil.
Alagamentos atingiram mais de 50 ruas – Vídeo: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação/ND
Corupá, Massaranduba, Jaraguá do Sul, São João e Itaperiú
Em Corupá, os ventos fortes causaram queda de árvores e destelhamentos. Já em São João do Itaperiú, os alagamentos e obstáculos nas vias forçaram o cancelamento das aulas do período noturno na rede municipal. Em Massaranduba e Jaraguá do Sul, os temporais também causaram alagamentos e deslizamentos de barreiras.

Chuvas e ventos fortes causaram destruição em diferentes bairros de Corupá – Foto: Prefeitura de Corupá/Divulgação/ND
Araquari
No Litoral Norte, Araquari foi uma das cidades mais atingidas, com alagamentos em diversos bairros, danos à infraestrutura pública e bloqueios no trânsito. Diante da gravidade da situação, a prefeitura decretou situação de emergência e solicitou apoio da Proteção e Defesa Civil.

Araquari decreta situação de emergência após forte tempestade atingir cidade – Foto: Gladionor Ramos/NDTV
Blumenau
Em Blumenau, a chuva intensa causou enxurradas e alagamentos em vários pontos da cidade. O maior problema foi o deslizamento de terra, que danificou 13 residências, desalojou seis pessoas e deixou um adolescente desaparecido.

Rua 2 de Setembro, na esquina com a Rua 25 de Julho, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau – Foto: Divulgação/Portal Alexandre José/ND
Brusque
Brusque também foi atingido pela chuva e pelos ventos fortes, que derrubaram árvores e destelharam casas. O temporal deixou 12 pessoas desalojadas.

Pavilhão da Fenarreco sofreu várias avarias após vendaval registrado na tarde desta quinta-feira (13). – Foto: Duda Antunes/Prefeitura de Brusque/ND
Ilhota
No Litoral Norte, a cidade de Ilhota sofreu com uma tempestade que danificou cinco residências e destruiu o telhado de uma escola. A preocupação agora é com a continuidade das chuvas nos próximos dias.
Ainda, a Defesa Civil alerta que o volume de chuva acumulado e a saturação do solo aumentam o risco de novos deslizamentos e inundações no locais atingidos.
Ajuda humanitária aos municípios
Ao longo da manhã de sexta-feira (14), Araquari recebeu mais de 6 mil kits de assistência humanitária com água potável, cestas básicas, colchões, kits de higiene e telhas.
O município de Guaramirim também solicitou kits de assistência humanitária, com itens essenciais para as famílias atingidas. O total do repasse será de R$14.397,02, para o suporte imediato.
Adolescente de 15 anos morreu em Blumenau
Foi identificado como Cristian Eduardo Alexandre da Silva, de 15 anos, o adolescente que morreu após ser arrastado pela correnteza de um rio no bairro Vila Itoupava, em Blumenau, no Vale do Itajaí, na quinta-feira (13). Ele desapareceu durante o temporal que atingiu a cidade e o corpo foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros Militar, na sexta-feira (14).

O corpo do adolescente Cristian Eduardo foi encontrado nesta sexta-feira (14) – Foto: Instagram/Cristian Eduardo/ND
Três adolescentes estavam brincando no rio, quando o menino foi levado pela correnteza e não conseguiu voltar. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o corpo de Cristian foi localizado a 2,7 km do local em que as buscas iniciaram. A operação mobilizou familiares e amigos em conjunto com os socorristas.
O corpo foi encontrado pelo padrasto do adolescente, de acordo com o relato do Comandante do Corpo de Bombeiros Militar Muniz, ao programa Tribuna do Povo, da NDTV Record. “O próprio padrasto do rapaz acabou encontrando. A gente realmente só tem a agradecer também o apoio de todos os familiares, moradores que nos ajudaram”, disse.
Mais temporais nos próximos dias
Segundo a Defesa Civil, a instabilidade continuará em Santa Catarina nos próximos dias, com risco de novos temporais. No sábado (15) as temperaturas devem variar entre 25°C e 35°C na maior parte do estado. Já no domingo (16) o calor aumentará, com máximas entre 35°C e 38°C no Extremo Oeste e Litoral Sul.
A semana começará com a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul, que intensifica as chuvas e traz risco de temporais, fortes rajadas de vento e granizo entre segunda (17) e terça-feira (18). As temperaturas podem chegar a 39°C em regiões como a Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.