![](https://s2-g1.glbimg.com/zc4L6ZtwqrMUqgtxbHiVv92effg=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/x/z/eNa9oTQwS8LBLzJ7R4lQ/monte-alegre.jpg)
No primeiro mês do ano, os municípios de Almeirim e Oriximiná, no Baixo Amazonas, renovaram a participação no Mapa do Turismo Brasileiro. Monte Alegre integra Mapa do Turismo Brasileiro
Agência Pará / Divulgação
O município de Monte Alegre, no oeste do Pará, foi incluído pela primeira vez no Mapa do Turismo Brasileiro. O município é conhecido por suas riquezas naturais e culturais, que agora ganham maior visibilidade no cenário nacional. Localizado na margem esquerda do Rio Amazonas e banhado pelo Rio Gurupatuba, o município tem 60 mil habitantes segundo o Censo do IBGE de 2022.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Já os municípios de Almeirim e Oriximiná, renovaram a participação no Mapa. Estar inserido no Mapa do Turismo Brasileiro indica que o município está organizado em termos de gestão turística, estando apto a captar recursos para investimentos em infraestrutura, promoção de destinos, capacitação profissional e outros projetos estratégicos.
Cachoeira das Pedras em Monte Alegre-PA
Sidney Oliveira / Ag. Pará
O conjunto de lagos, rios e serras do município são um convite aos visitantes para grandes aventuras em meio à natureza. Entre as belezas naturais, o destaque é para o Parque Estadual Monte Alegre (Pema), o único patrimônio imaterial brasileiro entre os 25 selecionados no ano de 2024 pelo programa internacional “World Monuments Watch” que pertence a organização sem fins lucrativos World Monuments Fund (WMF). A UC fica distante cerca de 40 quilômetros do centro da cidade. O acesso é feito pela PA-255.
Pinturas rupestres instigam curiosidade dos visitantes no Pema
Ideflor-Bio / Divulgação
O Pema é conhecido por abrigar o sítio arqueológico mais antigo da Amazônia Sul Americana, com pinturas rupestres datadas em 11.200 anos. Além disso, o local oferece um cenário deslumbrante, com complexos de serras, vales e cavernas como a Gruta do Pilão e a Gruta Itatupaoca, que encantam os visitantes com sua história e beleza natural.
Dentro da unidade de conservação, as atividades disponíveis são variadas, incluindo a visitação aos sítios arqueológicos, trilhas, escaladas em pontos específicos, visitas a cavernas, educação ambiental, prática de esportes como mountain bike e pesquisas científicas. Essas opções garantem uma experiência diversificada e educativa para os turistas que buscam uma conexão mais profunda com a natureza.
Sinalização para promover turismo ecológico no Parque Estadual de Monte Alegre, no oeste do Pará
Ideflor-Bio / Divulgação
Para potencializar o turismo ecológico no Parque Estadual de Monte Alegre, no fim de 2023, foi criada a Rede Pinta Cuia de Trilhas, uma iniciativa do Ideflor-Bio em parceria com os condutores de trilhas, brigadistas e guias turísticos da região. A rede começou as atividades com duas trilhas: Ererê e Paytuna.
Ave Cacaué, a Aratinga maculata é encontrada no Pema em Monte Alegre
Fernando Farias
O parque abriga espécies de animais ameaçados de extinção como a ave Cacaué, a Aratinga maculata. O cacaué mede por volta de 30 cm de comprimento e pesa cerca de 110 gramas, alimenta-se de frutas, sementes e flores.
Para quem mora em Santarém ou municípios do entorno, a maneira mais rápida de se chegar à cidade de Monte Alegre é partindo de Santarém em lanchas, barcos ou balsas que fazem viagens diárias. Quem vai de lancha ou balsa, desembarca no porto de Santana do Tapará e de lá segue de carro ou moto pela PA-255. São 86 quilômetros de distância até o centro de Monte Alegre em uma viagem de aproximadamente uma hora e meia. A cidade conta com hotéis e pousadas.
Complexo de Musealização do Parque Estadual Monte Alegre (PEMA), localizado no município de Monte Alegre
Ideflor-Bio/Divulgação
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região