Pelo menos 17 cidades contam com o serviço. Pelo menos 17 cidades do Sul do Rio e Costa Verde contam com o serviço de coleta seletiva do lixo. A produção da TV Rio Sul fez um levantamento sobre como funciona o serviço em cada município. Confira:
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Angra dos Reis
A coleta acontece diretamente nas casas, seguindo cronograma, entre das 7h às 15h20. O recolhimento segue o mesmo trajeto do recolhimento do lixo domiciliar.
Além da coleta porta a porta, o município dispõe de seis ecopontos em operação nos bairros a Japuíba, Belém, Frade, Jacuecanga, Monsuaba e Vila do Abraão (Ilha Grande). A coleta funciona de segunda quinta-feira, das 7h às 17h, e às sextas-feiras, das 7h às 16h.
Barra do Piraí
A prefeitura informou que não tem coleta seletiva do lixo e a secretaria de comunicação informou que não tem previsão.
Os cidadãos podem também encaminhar os seus resíduos até a cooperativa, que fica na Avenida Beira Rio, n° 1578, no Centro.
Barra Mansa
A prefeitura informou que há coleta seletiva de porta a porta. Os moradores devem deixar o lixo separado.
Paulo de Frontin
A coleta seletiva é ofertada pelo sistema porta a porta em alguns bairros do município: Jardim Novo Rodeio, Morro do Sossego, Centro, Sacra Família e Morro Azul.
Nos outros bairros não há implementação, mas acontece da seguinte forma: um caminhão baú passa em dias de segunda-feira (Morro do Sossego, Centro, Jardim Novo Rodeio) com o alto-falante avisando que o serviço de coleta seletiva está passando na porta dos moradores.
Itatiaia
A coleta acontece apenas em Maringá e não há previsão para implantar em Itatiaia. A prefeitura de informou que o serviço de coleta de materiais, recicláveis em Maromba e Maringá, acontece toda quarta-feira. Nesse dia um caminhão passa pelas vias fazendo o recolhimento de materiais como, papelão, plástico, vidros e alumínio, que já devem ser deixados separados pelo morador.
Levy Gasparian
A prefeitura informou que está em processo de montagem da cooperativa para dar início a coleta seletiva.
Mendes
A prefeitura informou que há coleta seletiva de porta a porta. Os moradores devem deixar o lixo separado.
Miguel Pereira
A prefeitura informou que há coleta seletiva de porta a porta. Os moradores devem deixar o lixo separado.
Paracambi
A prefeitura informou que não há coleta devido à incêndio recente e que estão estudando implementar o serviço. Não há previsão.
Paraíba do Sul
A prefeitura informou que, atualmente, o município não conta com a coleta seletiva em operação, mas que está sendo estruturado um plano para coleta e terá início em 90 dias.
Paraty
A Secretaria do Meio Ambiente informou que existe uma cooperativa de catadores de material reciclável que realiza a separação e destinação dos materiais.
Ainda não foi divulgado os pontos de coletas e nem os dias em que serão realizados.
Paty do Alferes
A prefeitura informou que há coleta seletiva de porta em porta em algumas casas e pontos de coleta para lugares mais longes do centro da cidade. Acontece todos os dias, após às 17h.
Pinheiral
A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural informou que o município está em processo de ampliação da coleta seletiva há coleta de porta em porta após as 17h, nos bairros Varjão, Planalto do Sol, Vale do Sol, Bela Vista, Jardim Real e São Jorge.
Piraí
A prefeitura informou que há coleta seletiva e que segue atualmente um roteiro pré-definido, com pontos específicos distribuídos pelos bairros da cidade
Porto Real
A Secretaria de Meio Ambiente informou que não há coleta seletiva e que está trabalhando para implantar o serviço na cidade. Ainda não há previsão.
Quatis
A prefeitura informou que há um galpão em que a coleta é realizada. Os moradores precisam levar o lixo até o local.
Resende
A prefeitura informou que há coleta seletiva de lixo de porta em porta, seguindo cronograma. Os moradores devem deixar o lixo separado.
Rio Claro
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agriculturas informou que obras necessárias para a implantação da coleta seletiva no munício estão 95% completas. A previsão de entrega é a segunda quinzena de fevereiro deste ano.
Rio das Flores
A prefeitura informou que há coleta seletiva de lixo de porta em porta, e que a comunidade é incentivada a separar materiais recicláveis e deixar em frente das casas ou nos coletores espalhados pela cidade para o recolhimento.
Sapucaia
A prefeitura informou que há coleta seletiva de porta a porta e também os moradores tem a opção de levar até os locais de recolhimento.
Três Rios
A prefeitura informou que há coleta seletiva de porta a porta. Os moradores podem ver o cronograma através do site.
Vassouras
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agriculturas informou que há coleta seletiva do lixo.
Volta Redonda
A prefeitura informou que há coleta seletiva de porta a porta. Os moradores devem deixar o lixo separado.
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul