![](https://s2-g1.glbimg.com/MzYPCN6nJIyMJsZcaYTPWxDEZRU=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/d/O/yU8qCNQEeApjlmOSIxug/whatsapp-image-2025-02-05-at-14.43.22.jpeg)
Acidente aconteceu na quarta-feira (5). Piloto disse a bombeiros que tentou fazer pouso de emergência quando caiu. Ele e passageiro não se feriram. Avião saiu de Santa Catarina e ia para interior de São Paulo. Avião de pequeno porte cai no interior do Paraná, diz Corpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros de Reserva
L
A queda do avião de pequeno porte que caiu no interior do Paraná nesta quarta-feira (5) está sendo investigada pela Força Aérea Brasileira (FAB). A intenção é identificar os fatores que contribuíram para o acidente, diz a Aeronáutica.
A aeronave caiu em uma propriedade rural de Reserva, na região dos Campos Gerais. Aos bombeiros, o piloto disse que estava tentando fazer um pouso de emergência. Nem ele e nem o passageiro se feriram. Relembre detalhes mais abaixo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Avião de pequeno porte caiu no interior do Paraná
Corpo de Bombeiros de Reserva
Segundo a FAB, a investigação está sendo feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O órgão especializado explica que utiliza técnicas específicas, conduzidas por “pessoal qualificado e credenciado, que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”.
“O processo é realizado com o propósito de prevenir novos acidentes e compreende a reunião e a análise de informações e a obtenção de conclusões, incluindo a identificação dos fatores contribuintes para a ocorrência, visando a formulação de recomendações sobre a segurança”, explica o Cenipa.
A Aeronáutica ressalta que o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) não trabalha com “causa” de acidente, mas com fatores contribuintes.
“‘Causa’ se refere a um fator que se sobressai, que seja preponderante, e a investigação Sipaer não elege um fator como o principal. Ao contrário, trabalha com uma série de fatores contribuintes que possuem o mesmo grau de influência para a culminância do acidente”, detalha a FAB.
Não há previsão para a conclusão da investigação.
Queda de avião no Paraná
Avião de pequeno porte caiu no interior do Paraná
Corpo de Bombeiros de Reserva
O acidente aconteceu no início da tarde de quarta-feira (5). O avião havia saído de Concórdia, no oeste catarinense, e ia para Ibirá , no interior de São Paulo – mas caiu no interior de Reserva, no Paraná.
A cidade paranaense fica a cerca de 300 km de Concórdia e a aproximadamente 430 km de Ibirá, em linha reta.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto, de 65 anos, disse que no momento do acidente estava tentando fazer um pouso de emergência por acreditar que o motor da aeronave sofreu uma pane.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), apesar do avião cair ao solo com os pneus para o ar, nem o piloto e nem o passageiro, de 66 anos, se feriram no acidente.
A corporação afirma que, quando o socorro chegou, eles já tinham saído do local da queda. O piloto foi encontrado em um restaurante, a cerca de 200 metros da queda, consciente e orientado.
Ele e o passageiro recusaram atendimento médico. Os nomes deles não foram revelados.
Avião de pequeno porte cai no interior do Paraná
Corpo de Bombeiros de Reserva
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul