![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/beneficios-do-ovo.jpg)
Alguma vez você já quebrou um ovo e encontrou uma gema muito alaranjada? A cor de tangerina brilhante da gema é geralmente considerada mais saudável do que a gema amarela e pálida comum dos ovos.
Embora a cor da gema do ovo possa variar de um laranja intenso a um amarelo mais claro devido a vários fatores, será que a cor da gema pode determinar o valor nutricional?
Essa variação na cor da gema do ovo vem de vários fatores relacionados ao estilo de vida e à dieta da galinha.
![na foto aparece uma gema de ovos que se quebraram para uma receita na foto aparece uma gema de ovos que se quebraram para uma receita](https://static.ndmais.com.br/2024/09/beneficios-do-ovo-800x567.jpg)
Variação na cor da gema do ovos vem de vários fatores relacionados ao estilo de vida e à dieta da galinha – Foto: Istock/ND
Fatores que deixam as gemas dos ovos mais escuros
Uma gema mais escura ou mais vibrante geralmente reflete a dieta da galinha, que pode variar de acordo com a composição de ração, a cor dos pigmentos das plantas e a quantidade de ingredientes com milho.
As galinhas não conseguem procurar insetos na grama ou na terra, provavelmente vão produzir ovos com gemas mais escuras. Outros fatores que podem afetar a idade e a saúde da galinha e estação de produção de ovos também podem afetar a cor da gema.
O Journal of Poultry Science realizou um estudo sobre a cor da gema do ovo. Uma dieta básica foi dada a um grupo de galinhas. Para outro grupo foi dado um aditivo alimentar contendo carotenoides.
A cor do segundo grupo em relação ao primeiro grupo era visivelmente mais clara e amarelada. Pesquisadores descobriram que a cor da gema pode ser melhorada pelos carotenoides da dieta.
Características de ovos com gema amarela
As gemas de cores mais profundas geralmente são associadas a ovos mais saudáveis por galinhas que podem andar livremente e são alimentadas com uma dieta natural. Por isso, os clientes geralmente solicitam gemas de cores mais profundas.
Para aumentar as vendas de ovos, vários produtores comerciais começaram a adicionar à ração que suas galinhas comem algumas tonalidades naturais ou artificiais, como calêndula ou páprica.
![na foto aparecem ocos que são encontrados com casca quebrada na foto aparecem ocos que são encontrados com casca quebrada](https://static.ndmais.com.br/2024/12/ovo-800x533.jpg)
Crença comum de que gemas mais escuras indicam maior teor de nutrientes não é totalmente precisa – Foto: Pixabay
A gema laranja é mais nutritiva do que a gema amarela?
A crença comum de que gemas mais escuras indicam maior teor de nutrientes não é totalmente precisa.
As galinhas consomem uma grande quantidade de carotenoides na ração ou que têm uma dieta mais variada que podem produzir ovos mais ricos em nutrientes.
Mas a cor da gema nem sempre nem sempre indica isso. Todos os ovos oferecem benefícios nutricionais significativos, independentemente da cor da gema.
O consumo de ovos inteiros pode proporcionar uma refeição ou lanche rico em nutrientes, proteínas, gorduras, vitaminas B e vitaminas A, D, E e K, minerais como cálcio, ferro, iodo, selênio, fósforo e zinco, colina, luteína e zeaxantina.
Para quem busca ovos mais nutritivos, vários fatores devem ser considerados em vez de apenas a cor da gema. O tamanho do ovo é importante, afinal ovos maiores contêm mais nutrientes.
A dieta da galinha faz toda a diferença
As galinhas conseguem produzir ovos com um teor maior de ácidos graxos ômega-3 quando são alimentadas com sementes de linhaça, óleos de peixe ou algas.
Entretanto, a quantidade de ácidos graxos ômega-3 é menor do que em outras fontes como peixes – salmão, cavala, arenque e anchovas, sementes de linhaça moídas ou trituradas, edamame, sementes de chia, óleo de canola e nozes.
A comparação de preços entre diferentes tamanhos de ovos pode ajudar os consumidores a maximizar o valor nutricional de seu dinheiro.