Nesta terça-feira (4),uma tempestade atingiu a Grande São Pauloe colocou a região em estado de atenção, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). A concessionária Enel informou que 36.150 imóveis ficaram sem energia elétrica devido aos efeitos da chuva.
O Corpo de Bombeiros registrou 24 chamadas para quedas de árvores, quatro desabamentos e uma enchente.
A capital paulista e a Grande São Paulo foram atingidas por áreas de chuva moderada a forte, com intensidade variando ao longo do dia.
A previsão indicava que a chuva forte e moderada se concentraria na Zona Leste, principalmente nas subprefeituras de São Miguel Paulista, Penha, Itaquera e Itaim Paulista.
O Centro e a Zona Oeste também foram impactados por chuvas de intensidade moderada e forte, enquanto a Zona Norte registrou chuvas fracas e pontos de intensidade moderada.
Recomendações
O CGE e as autoridades recomendaram atenção com o solo encharcado, uma vez que há potencial para alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, além de deslizamentos de terra.
A população foi orientada a evitar transitar em ruas alagadas e a não se aventurar em áreas com correntezas. Também foi destacada a importância de manter-se longe da rede elétrica e não parar debaixo de árvores, uma vez que estas podem ceder com os ventos fortes.
Previsão para os próximos dias
A previsão para os próximos dias indica que a Zona de Convergência do Atlântico Sul, responsável pelas chuvas mais intensas, perderá força, resultando em precipitações mais localizadas e típicas do verão.
O calor também deve aumentar gradualmente, principalmente nas tardes, com uma elevação das temperaturas na Grande São Paulo.