Aumento no número de casos tem preocupado especialistas. Hospital de Base registrou um crescimento de quase 40% no número de internados nas últimas semanas. Cresce o número de internações por dengue em hospitais de Rio Preto
A cidade de São José do Rio Preto (SP) vive um surto de dengue que já afeta toda a cadeia de saúde da região. Farmácias, hospitais e unidades de saúde estão sobrecarregados, e o reflexo disso pode ser observado no Hospital de Base (HB), o maior complexo hospitalar da cidade.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Nos últimos 15 dias, o número de internações por complicações da doença saltou de 107 para 147, representando um aumento de quase 40%. A situação também é preocupante no Hospital da Criança e Maternidade, onde o número de crianças internadas passou de 8 para 14 no mesmo período.
Especialistas apontam que o aumento dos casos está relacionado ao tipo de vírus que circula na região. Além do sorotipo 2, que já vinha sendo registrado, o sorotipo 3 tem provocado casos mais graves.
Para a infectologista Cássia Estofollete, esse crescimento é esperado, já que uma grande parte da população não estava exposta a esses vírus. “Eles chegam de uma forma muito consistente, muito robusta, gerando um grande número de atendimento, de gravidade e de internação”, explica a especialista.
Epidemia de dengue em Rio Preto causa crescimento no número de internações e prejudica sistema de saúde do município
Reprodução / TV Tem
Grazielli Aparecida de Souza, cuidadora de idosos que ficou internada no HB por três dias devido à dengue, também relata o impacto da doença.
“Minhas plaquetas lá no hospital desceram para 17. Foi muito baixo mesmo. Poderia ter morrido”, conta.
Ela deu entrada no hospital já com hemorragia e com o nível de plaquetas extremamente baixo. Grazielli ainda ressaltou as dificuldades enfrentadas no sistema de saúde. “Não tinha vaga no Tangará, eles me encaminharam para a Upa Norte. Fui lá para a Upa Norte, de lá eles me encaminharam para o Hospital de Base”, conta.
Epidemia de dengue em Rio Preto causa crescimento no número de internações e prejudica sistema de saúde do município
Reprodução / TV Tem
A única forma de prevenção contra a doença, de acordo com os especialistas, é o combate ao mosquito transmissor da dengue. A infectologista enfatiza a necessidade de ações preventivas, como o uso de repelentes, inseticidas, larvicidas e o descarte adequado de recipientes com água parada. “Ele precisa ser combatido, os criadouros precisam ser combatidos e as medidas de prevenção precisam ser instauradas”, alerta.
Com o aumento no número de casos e internações, a situação em Rio Preto exige a colaboração de toda a comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti e na conscientização sobre a importância da prevenção.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM