
No Brasil, diversos animais estão em risco de extinção, como o mico-leão dourado, a onça-pintada e o lobo-guará, sendo criadas iniciativas para sua preservação.
Entretanto, algumas espécies não conseguiram superar o desmatamento, mudanças climáticas e a ação do ser humano, se tornando animais considerados extintos no Brasil.

Conheça cinco animais considerados extintos no Brasil – Foto: Reprodução/SCI News/ND
Conheça abaixo alguns dos animais considerados extintos no Brasil
Rato-de-Noronha
Sendo endêmico do arquipélago de Fernando de Noronha, esse mamífero desapareceu ainda na época dos primeiros colonizadores.
A sua existência do Noronhomys vespuccii só foi conhecida por meio do estudo dos fósseis localizados na região, que permitiu aos pesquisadores “redescobrir” a espécie, colocando o rato-de-noronha entre os animais considerados extintos.

O rato-de-noronha era endêmico das ilhas de Fernando de Noronha – Foto: Reprodução/Toda Matéria/ND
Segundo a professora de Biologia Lana Magalhães, uma das explicações para o desaparecimento do rato-de-noronha foi a introdução de outra espécie de rato (Rattus rattus), nativa da Ásia, trazida pelos colonizadores em suas embarcações.
Esse rato trouxe em sua bagagem, algumas doenças para o nosso país, como a peste bubônica, causadora da pandemia de peste-negra.
Caburé-de-pernambuco
O caburé-de-pernambuco, ou Glaucidium mooreorum, é uma espécie de coruja que vivia na Mata Atlântica, em Pernambuco.
Sua descrição, feita em 2002, foi baseada nas aves caburé-da-amazônia e caburé-miudinho, duas espécies muito parecidas com ela, tendo pequenas diferenças de coloração e sons emitidos.

Caburé-de-pernambuco vivia na Mata Atlântica do Brasil – Foto: Reprodução/Parques das aves/ND
Desde então, nenhum outro registro de sua presença foi feito. O desaparecimento do caburé-de-pernambuco é atribuído à destruição do habitat devido ao desmatamento, sendo inserido na lista de animais considerados extintos.
Gritador-do-nordeste
Outra ave que habitava a Mata Atlântica entre os estados de Pernambuco e Alagoas é o Cichlocolaptes mazarbarnetti, conhecido popularmente como gritador-do-nordeste.

O gritador-do-nordeste era conhecido pelo barulho que emitia – Foto: Reprodução/SCI News/ND
O nome da espécie deve-se ao fato da ave emitir sons parecidos a gritos no momento de capturar as suas presas.
Os últimos registros do gritador-do-nordeste datam de 2005 e do ano de 2014. Ela foi descrita cientificamente com base em indivíduos empalhados coletados na década de 80.
Perereca-verde-da-fímbria
Vista pela última vez em 1923, a perereca-verde-da-fímbria vivia na Serra de Paranapiacaba, no município de Santo André, em São Paulo.

A perereca-verde-da-fímbria foi vista pela primeira vez em 1993 – Foto: Reprodução/Toda Matéria/ND
Devido à falta de informações sobre a espécie, os pesquisadores ainda não chegaram a conclusão do que pode ter ocasionado o seu desaparecimento, se tornando um dos animais considerados extintos no Brasil.
Maçarico-esquimó
O Numenius borealis é uma espécie extinta no território brasileiro, onde era um visitante comum durante a sua migração do Canadá até a América do Sul.

O maçarico-esquimó não é visto no Brasil desde 1930 – Foto: Reprodução/Toda Matéria/ND
No Brasil, o maçarico-esquimó não é visto desde 1930 e acredita-se que esteja realmente extinta em todo o mundo.
A caça indiscriminada e a destruição das florestas são as principais responsáveis pela extinção da espécie.