Regiões do Botafogo e Cidade Universitária lideram aumento nos furtos de veículos em Campinas


Dados da Polícia Civil mostram que houve crescimento nas ocorrências em quatro dos 13 DPs da metrópole entre janeiro e novembro. O número de ocorrências de furto de veículo aumentou em quatro dos 13 distritos policiais de Campinas (SP) em 2024. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que as regiões dos bairros Botafogo e Cidade Universitária lideraram esse crescimento.
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Localizado no distrito de Barão Geraldo, o 7º DP teve uma alta de 21,8% nos boletins de ocorrência. Foram 229 furtos denunciados entre janeiro e novembro de 2024, contra 188 do ano anterior.
Já o 3º DP, no Botafogo, registrou aumento de 19,7%. Foram 593 ocorrências, contra 495 do mesmo período do ano anterior.
Em números absolutos, a região do Botafogo, próxima ao Centro, foi a que contabilizou mais crimes do tipo na cidade até janeiro, superando o 4º DP, no Taquaral, então “líder” na estatística criminal.
Entre janeiro e novembro, o 4º DP registrou 588 ocorrências de furto de veículo, alta de 6,3% – em 2023, a unidade policial havia apurado 533 crimes do tipo.

O outro distrito policial com aumento nos furtos de veículo foi o 11º, localizado no Jardim Ipaussurama. O total de ocorrências pulou de 195 para 212 no período de comparação, alta de 8,7%.
📊 Ao todo, Campinas somou 3.338 furtos de veículos de janeiro a novembro de 2024, uma pequena variação em relação ao ano anterior, com 3.335 casos no mesmo período.
Antônio Carlos Bellini Júnior, especialista em segurança, destaca que embora os números do crime permaneçam estáveis, o total de ocorrências é alto em Campinas.
“Chama atenção que embora os números permanecerem estáveis, são números altos. Nos parece que há uma necessidade de implementação de políticas públicas, seja relacionada ao policiamente ostensivo, relacionadas a iluminação e verificação das áreas onde estão ocorrendo os furtos, que possibilitem nesse ano uma diminuição desses números”, diz.
Câmera de segurança flagrou furto de veículo em Campinas (SP) no ano de 2024
Reprodução/EPTV
O que diz a SSP
Por nota, a SSP informou que a Polícia Militar direciona as operações em Campinas com base em índices criminais e denúncias da população, e que a Polícia Civil intensificou ações em desmanches e lojas de autopeças para identificar receptadores ligados a furtos e roubos.
A pasta reforçou a importância do registro do boletim de ocorrência pelas vítimas para que os casos sejam identificados e os criminosos presos.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.