‘Se nadar no rio, com certeza vão te matar’: Veja a cidade onde moram 100 mil crocodilos

Tomar banho de rio é algo refrescante, mas em uma cidade pode ser fatal. No território do Norte da Austrália, uma cidade chamada Darwin abriga cerca de 100 mil crocodilos selvagens de água salgada, a maior população desses animais em todo o mundo.

Cidade com mais crocodilos no mundo

Uma cidade chamada Darwin abriga cerca de 100 mil crocodilos selvagens de água salgada e é a cidade com mais crocodilos no mundo- Foto: Pixabay/ND

Cidade com mais crocodilos no mundo

Os crocodilos de água salgada ou “salties”, como são conhecidos pelos moradores locais, foram quase caçados até a extinção há 50 anos.

Após a Segunda Guerra Mundial, o comércio descontrolado de suas peles aumentou, e a população caiu para cerca de 3 mil animais. Mas quando a caça foi proibida em 1971, a população começou a crescer novamente.

A recuperação do crocodilo de água salgada foi tão dramática que a Austrália agora enfrenta um dilema diferente: administrar seus números para manter as pessoas seguras e o público do mesmo lado. Agora, Darwin é a cidade com mais crocodilos no mundo.

“A pior coisa que pode acontecer é quando as pessoas se voltam contra os crocodilos. Se nadar no rio, com certeza vão te matar”, explica o especialista em crocodilos, Grahame Webb, ao BBC.

Cidade com mais crocodilos no mundo

Também há grandes populações de salties no norte de Queensland e na Austrália Ocidental, bem como em partes do sudeste da Ásia e Darwin é a cidade com mais crocodilos no mundo – Foto: Unsplash/ND

As altas temperaturas na cidade e aos arredores costeiros abundantes criam o habitat perfeito para crocodilos, que precisam de calor para manter a temperatura corporal constante.

Também há grandes populações de salties no norte de Queensland e na Austrália Ocidental, bem como em partes do sudeste da Ásia.

Enquanto a maioria das espécies de crocodilo são inofensivas, o “saltie” é territorial e agressivo. Incidentes fatais são raros na Austrália, mas acontecem.

Em 2024, uma criança de 12 anos foi levada por um crocodilo e foi a primeira morte por esse preador desde 2018.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.