Custo operacional também é atrativo, chegando a 20% do investimento em tratores Produtores de frutas têm ganhos diretos com uso de drones na pulverização e monitoramento
Acervo GM Drones
Um drone consegue pulverizar cerca de 100 hectares por dia, enquanto a capacidade de um trator convencional é de oito hectares diários. Além disso, o custo operacional do drone é de aproximadamente um quinto do custo de um trator, de acordo com o especialista Arthur Grimaldi. Essa eficiência reduz o impacto ambiental e melhora a qualidade da aplicação de defensivos, possibilitando concentração no momento ideal, com condições de temperatura e umidade favoráveis. E o desempenho ajuda o produtor a ter uma ação mais ágil na resolução de problemas.
Um exemplo é que a tecnologia também está sendo utilizada em projetos de controle biológico, como no combate à mosca-da-fruta. O drone permite uma pulverização aérea precisa, que é essencial para reduzir a população de insetos e evitar perdas na produção, segundo o especialista. Além disso, ele consegue entrar em ação na área a ser pulverizada em menos de um minuto, o que agiliza o trabalho de combate.
Impacto é reduzido
O uso de drones na aplicação de produtos agrícolas e monitoramento da fruticultura minimiza os danos causados à plantação e ao solo, comuns no uso de tratores. Depois de uma semana de chuva, por exemplo, os tratores precisam esperar a drenagem da água para entrar no campo. Com drones, é possível retomar as aplicações imediatamente após o fim da chuva, como detalha o especialista.
Além disso, o uso de drones também aumenta a segurança dos trabalhadores envolvidos no trabalho de pulverização, já que reduz a exposição aos produtos ao tirar o operador do equipamento da área de aplicação. Como o equipamento realiza sozinho, de forma automática e mais rápida, a checagem de todos os seus componentes, ele também poupa tempo e reduz as chances de haver erro.
Produtos potencializados
A eficiência do trabalho dos drones tem repercussão direta no resultado do uso das tecnologias oferecidas ao produtor pela Seiva do Vale. Eles ajudam a explorar o potencial máximo dos produtos que são indicados pela equipe de Assistência Técnica da empresa. A combinação de produtos com tecnologia de ponta com a aplicação exata garantida pelos drones oferece ao produtor um resultado assertivo.