O tempo médio para abertura de empresas em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, registrou uma forte queda em novembro de 2024, segundo dados divulgados pelo município na terça-feira (14). Agora, em média, os empresários levam cerca de oito horas para conseguir abrir um novo negócio.
Para se ter uma ideia, em 2019 o período de espera para conseguir abrir uma nova empresa na cidade chegava a oito dias e 15 horas, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Naquele ano, 3.673 empresas foram abertas.
“É importante destacarmos que nossa prioridade é seguir com muito critério, todas as avaliações necessárias no processo de abertura de empresas. A redução no tempo é consequência dessa eficiência nos processos, mas não nosso objetivo”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho.
Comparado a outras cidades, o tempo de abertura de empresa em Jaraguá do Sul é quase 1/3 do registrado em Joinville, por exemplo, onde a média está em 23 horas, segundo a prefeitura. Este tempo, porém, pode variar, a depender do tipo de negócio que será instalado.
Em Santa Catarina, o tempo de espera é bem maior, e pode chegar a 48 horas, em média, de acordo com a Junta Comercial do Estado. Em todo o Brasil, em outubro do ano passado, este tempo chegou a cerca de 18 horas, segundo o Boletim Mapa.
Abertura de empresas cresceu em Jaraguá do Sul
De janeiro a novembro de 2024, foram abertos 6.184 novos CNPJs em Jaraguá do Sul. Até novembro do ano passado, a cidade tinha 30.952 empresas ativas. “Reflete um bom ambiente de negócios que atrai mais investimentos e encoraja os empreendedores”, diz Sarmanho.
No período, a Indústria foi o setor que mais gerou empregos, aproximadamente 50,4%, seguido por Serviços (30,95%) e Comércio (15,2). Já o Comércio empregou 3,4%, enquanto a Agropecuária foi responsável por 0,2%.