Pesquisadores filmam cardume de mais de 100 tubarões na Ilha Grande


Filmagem trouxe alento, já que espécie é ameaçada de extinção. Galhas-preta são considerados inofensivos. Pesquisadores filmam cardume de mais de 11 tubarões galha-preta na Baía de Ilha Grande
Pesquisadores do Instituto Mar Urbano conseguiram filmar um cardume de 105 tubarões na Ilha Grande, a 150 km do Rio.
As imagens, inéditas, são consideradas sem precedentes no litoral do Brasil e trouxeram alento para os cientistas, já que a espécie galha-preta está em extinção.
A cardume foi avistado a cento e cinquenta quilômetros do centro do Rio. A parte da baía onde a filmagem ocorreu é mantida em segredo para proteger a espécie.
O tubarão-galha-preta é consisderado também inofensivo. Apesar de estar em extinção, a carne do tubarão costuma ser encontrada com facilidade no mercado.
“É uma espécie ameaçada e o Brasil hoje é um dos maiores mercados de carne de tubarao do planeta. A gente come muito tubarao aqui com o nome de cação , tudo que é espécie de tubarao ameaçado é vendido como carne de caçao na feira”, diz o diretor do instituto, Ricardo Gomes.
Ninguém sabe explicar por que tantos tubarões apareceram juntos na Baía da Ilha Grande. Para compreender melhor o comportamento dessa espécie, um grupo de pesquisadores vai monitorar nos próximos trinta meses a movimentação do cardume.
Com financiamento da Shark Conservation Fund, cientistas da Universidade Federal Rural, Icmbio e de outras instituições participam do projeto.
Cardume de mais de 100 tubarões é localizado na Ilha Grande
Reprodução

Adicionar aos favoritos o Link permanente.