Animal, uma fêmea adulta, foi encontrado muito machucado, recebeu atendimento veterinário e foi solto nesta quarta-feira no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença. Jaguatirica atropelada há cerca de três meses é devolvida à natureza
Uma jaguatirica, atropelada há cerca de três meses na Rodovia Lúcio Meira (BR-393), entre Barra do Piraí e Vassouras (RJ), foi devolvida à natureza nesta quarta-feira (23).
O animal, uma fêmea adulta, recebeu acompanhamento veterinário e foi solto por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nas proximidades do Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença (RJ).
“Ela foi encontrada muito machucada, foi resgatada, se recuperou e agora está voltando para casa. Estava com traumatismo, com a língua rasgada. Praticamente, quase morta”, disse o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Jaguatirica é devolvida à natureza em Valença
Divulgação: SEAS/INEA
Na época do acidente, a jaguatirica foi resgatada por bombeiros, com apoio do Comando da Polícia Ambiental, e levada para um hospital veterinário de uma universidade particular, onde recebeu tratamento.
Ameaçada de extinção
Segundo o Inea, a jaguatirica está ameaçada de extinção. No Brasil, ela é encontrada na Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Pampas.
O animal, de porte médio, é um animal solitário, possui hábitos noturnos e se alimenta de roedores, répteis, aves e peixe.
Parque Estadual da Serra da Concórdia
Cachoeira Bonsucesso
Acervo Parque Estadual da Serra da Concórdia
O Parque Estadual da Serra da Concórdia é uma área de preservação ambiental. Ele foi criado com o objetivo de garantir a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e dos rios, além de integrar corredores ecológicos que protejam a diversidade biológica.
A unidade possui 5.952,58 hectares e está localizada na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, entre Valença e Barra do Piraí. Com altitudes de 400 a 935 metros, está situado entre elevações da Serra da Mantiqueira.
O parque é aberto ao público e funciona todos os dias, das 8h às 17h. A entrada é pela Avenida Barão de Santa Mônica, nº 700, Barão de Juparanã, em Valença. Mais informações pelo telefone (21) 98596-8763.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
VÍDEO: Jaguatirica atropelada há cerca de três meses é devolvida à natureza
Adicionar aos favoritos o Link permanente.