Referência na América Latina, uma trajetória de lutas e conquistas da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda. O ano era 1973 e o dia, 20 de maio. Sete ex-trabalhadores da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) se uniram em prol da realização de um sonho: fundar uma associação para defender os seus direitos. Durante a década de 70, a AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda) iniciou a busca por melhorias em favor dos aposentados junto às autoridades e, nessa fase, criou as suas duas primeiras diretorias: saúde e jurídica.
A história da AAP-VR em 50 anos.
Foto: divulgação AAP-VR.
Com a chegada da década seguinte, a entidade começa a participar de congressos em outros estados. Em março de 1980, ocorre a filiação da primeira pensionista ao quadro de associados, um momento histórico. Já em 11 de agosto de 1989, a AAP-VR adquire o terreno para a construção da sua sede, localizada próximo à Praça Pandiá Calógeras, em Volta Redonda (RJ). Outras duas diretorias, previdenciária e de eventos sociais, também são criadas, e os tradicionais bailes começam a ser promovidos.
Os anos 90 batem à porta com o início das obras da construção da sede atual, em 1993. A partir de 1994, a AAP-VR entra na era da modernidade e o número de associados chega a 10 mil. Em 22 de janeiro de 1997 é inaugurado o Centro Odontológico e em maio de 1998, no Jubileu de Prata, o presidente Ubirajara Vaz, em nome da diretoria, recebe na ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) a Medalha Tiradentes, a maior comenda do estado. Os correios lançam cartão postal e selo comemorativo. É o reconhecimento nacional.
Com os anos 2000, grandes inaugurações são promovidas: Centro Gerontológico, no ano de 2005, Centros de Saúde, Posto de Atendimento no Rio de Janeiro e Centro Recreativo. Muitos sonhos se tornam realidade, como a compra do terreno da sede campestre na estrada para Vargem Alegre, na altura do município de Pinheiral (RJ), e início das obras do CPSI (Centro de Prevenção à Saúde do Idoso), inaugurado em 20 de maio de 2009, hoje CISA (Centro Integrado de Saúde e Assistência). É mais lazer e saúde de qualidade para todos os associados e para comunidade em geral.
Em Volta Redonda, uma manifestação convocada pela AAP-VR, em 6 de março de 2009, com o objetivo de reivindicar melhorias salariais para os aposentados e pensionistas, reúne milhares de pessoas, incluindo deputados de outros estados. Mais uma prova da credibilidade alcançada pela instituição.
Desde então, a entidade cresce em ritmo acelerado, passando a administrar a ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) João Miguel da Silva, inaugura a sede campestre Carombert Rocha Faria em 2006, e implanta no ano de 2020, em parceria com a Light S/A, uma usina fotovoltaica no local. Já no fim do mesmo ano, adquire uma grande sede para atender aos associados de Barra do Piraí e amplia os serviços oferecidos em Pinheiral.
Portadora do CEBAS SAÚDE (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social), concedido a entidades filantrópicas, a AAP-VR, hoje, é orgulho nacional, ao ser considerada a maior da América Latina. Sob a administração do engenheiro da CSN aposentado, Ubirajara de Oliveira Vaz, e diretoria competente, a entidade conquista a credibilidade do governo federal. Inicia-se um ciclo de recebimento de recursos para execução de projetos de relevância pública e social, como a grande campanha educativa veiculada em 2017 , Combater eu Preciso , que levou o tema violência contra a pessoa idosa para todos os municípios da região Sul Fluminense.
Rumo à excelência e se reinventando para atender, com qualidade, as demandas atuais da sociedade, a AAP-VR segue executando iniciativas importantes. O E-Idoso é um treinamento continuado para pessoas com 60 anos ou mais, através de capacitações presenciais e on-line para a utilização de plataformas digitais.
Já o VIVA , é um programa de conscientização da mudança de estilo de vida, que incentiva o envelhecer saudável através da conscientização e prática de exercícios físicos, a exemplo da musculação, com foco na pessoa idosa e portadores de deficiência.
O projeto ILPI Sorrindo atende, além dos idosos da ILPI João Miguel da Silva, usuários de outras unidades e do Centro Dia. O tratamento odontológico gratuito é apenas uma das atividades realizadas por esta ação. São realizados passeios intermunicipais e oficinas terapêuticas, proporcionando alegria e um envelhecimento saudável para idosos em situação de vulnerabilidade social.
Essa é apenas uma pequena parte da história da AAP-VR. Um sonho que começou com poucos, há 50 anos, e que hoje é realidade para quase 100 mil pessoas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO E COMEMORE COM A AAP-VR
COMEMORAÇÃO ESPORTIVA
Local:Ginásio Municipal de Esportes Jacyr Antônio Abbud
Rua José Alves Pimenta, nº 1550, Matadouro, Barra do Piraí (RJ)
Data e horário:17/05/2023, das 8h às 12h
SERESTRA ESPECIAL
Local: Salão Social da AAP-VR
Rua 35, nº 114, Vila Santa Cecília, Volta Redonda (RJ)
Data e horário: 18/05/2023, às 14h
BAILE ESPECIAL
Local: Salão Social da AAP-VR
Rua 35, nº 114, Vila Santa Cecília, Volta Redonda (RJ)
Data e horário:19/05/2023, às 20h
REUNIÃO FESTIVA
Local: Salão Social da AAP-VR
Rua 35, nº 114, Vila Santa Cecília, Volta Redonda (RJ)
Data e horário: 24/05/2023, às 15h
A História da AAP-VR em 50 anos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.