Seis espécies consideradas em alto perigo de extinção estão no Sul e Costa Verde do Rio, diz Icmbio


Animais podem ser encontrados no Parque Nacional do Itatiaia e nas cidades da Costa Verde. Icmbio lançou uma plataforma para ajudar na conservação da biodiversidade. Seis espécies consideradas “criticamente em perigo” de extinção estão no Parque Nacional do Itatiaia (RJ) e na região da Costa Verde, segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio).
No parque, podem ser encontrados o sapinho-manicure, a rãzinha-de-barriga-colorida e a borboleta prapedaliodes sequeirae. Já na Costa Verde, é possível se deparar com a toninha, o anfíbio crossodactylus boulengeri e a ave formigueiro-de-cabeça-negra.
Essas espécies estão na lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (Iucn), que também coloca outras 358 como “criticamente em perigo”.
Ave formigueiro-de-cabeça-negra
Robson Czaban
As informações sobre essas espécies estão reunidas na plataforma “Salve”, criada pelo Icmbio para facilitar a gestão do processo de avaliação do risco de extinção e contribuir com a implementação de políticas públicas voltadas à conservação da biodiversidade.
Além das espécies presentes na região, a plataforma reúne informações sobre quase outras 15 mil da fauna brasileira que correm risco de extinção ou que já não mais encontradas. Os animais catalogados foram divididos em 10 categorias.
Caso alguma dessas espécies citadas na lista seja encontrada, deve ser feito o registro de aparecimento na aba “Fale Conosco” da plataforma, disponível neste link, ou pelo 0800 061 8080 (Linha Verde).
No site do “Salve”, é possível encontrar dados sobre os animais e imagens para facilitar a identificação.
Sapinho-manicure.
Ivan Sazima
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.