MPF recomenda tombamento do Memorial Nove de Novembro, em Volta Redonda


Monumento foi construído em homenagem aos três operários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) mortos durante conflitos com tropas do exércitos em uma greve em 1988. O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o tombamento do Memorial Nove de Novembro, em Volta Redonda (RJ).
A decisão foi divulgada pelo MPF na terça-feira (15), mas a recomendação foi feita no dia 31 de julho (segunda-feira).
O monumento foi construído em homenagem aos três operários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) mortos durante conflitos com tropas do exércitos em uma greve da empresa no dia 9 de novembro de 1988.
Segundo o Ministério Público, a recomendação deve ser atendida dentro de 30 dias. A decisão se deu depois do MPF ajuizar uma ação civil pública contra a União, “na qual pede a condenação da ré à reparação pela morte de três operários nas dependências da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a que o Memorial faz referência, ocorrida no dia 9 de novembro de 1988”.
Memorial 9 de novembro em homenagem aos três operários mortos
Reprodução/TV Rio Sul
Ainda de acordo com o documento, o Memorial Nove de Novembro representa um “período significativo da história nacional, importante para a memória social e artística nacional, que são condições necessárias para seu tombamento”.
O Ministério Público Federal informou ainda que em 2016 o Iphan optou pelo não tombamento do monumento.
À época, o instituto argumentou que ele não apresentava “valores artísticos ou históricos que o destaque no conjunto de obras do arquiteto Oscar Niemeyer, de maneira a justificar um tombamento nacional”.
Além da instauração do procedimento para o tombamento, o Iphan deverá fazer uma vistoria e tomar providências para manter o estado de conservação e preservação do memorial. Um documento com as conclusões deve ser enviado para o MPF no prazo de 90 dias.
Memorial 9 de novembro de Volta Redonda em homenagem aos três operários mortos da CSN
Divulgação/PMVR
Também dentro deste período, o instituto deverá elaborar uma análise técnicas com fotos, se manifestando com relação à recomendação de tombamento.
Uma vistoria realizada pelo MPF em setembro do ano passado mostrou “que o monumento está em péssimas condições de preservação e limpeza, o que exige ação imediata do poder público para protegê-lo, sob risco de perecimento”.
O que diz o Iphan
Procurado pelo g1, o Iphan não havia se pronunciado sobre a recomendação até a publicação desta reportagem. Assim que chegar, o pronunciamento será acrescentado nesta matéria.
Sobre o Memorial Nove de Novembro
Greve da CSN
Reprodução/TV Rio Sul
O Memorial Nove de Novembro, da autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, foi construído em homenagem aos operários William Fernandes Leite, Valmir Freitas Monteiro e Carlos Augusto Barroso.
Eles foram mortos durante conflitos com tropas do exércitos em uma greve na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, no dia 9 de novembro de 1988.
O monumento foi inaugurado no dia 1º de maio de 1989. Um dia depois da inauguração, o memorial sofreu um atentado com 30 quilos de explosivos e ficou sustentado apenas por vergalhões.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.