Monumento foi construído em homenagem aos três operários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) mortos durante conflitos com tropas do exércitos em uma greve em 1988. O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o tombamento do Memorial Nove de Novembro, em Volta Redonda (RJ).
A decisão foi divulgada pelo MPF na terça-feira (15), mas a recomendação foi feita no dia 31 de julho (segunda-feira).
O monumento foi construído em homenagem aos três operários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) mortos durante conflitos com tropas do exércitos em uma greve da empresa no dia 9 de novembro de 1988.
Segundo o Ministério Público, a recomendação deve ser atendida dentro de 30 dias. A decisão se deu depois do MPF ajuizar uma ação civil pública contra a União, “na qual pede a condenação da ré à reparação pela morte de três operários nas dependências da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a que o Memorial faz referência, ocorrida no dia 9 de novembro de 1988”.
Memorial 9 de novembro em homenagem aos três operários mortos
Reprodução/TV Rio Sul
Ainda de acordo com o documento, o Memorial Nove de Novembro representa um “período significativo da história nacional, importante para a memória social e artística nacional, que são condições necessárias para seu tombamento”.
O Ministério Público Federal informou ainda que em 2016 o Iphan optou pelo não tombamento do monumento.
À época, o instituto argumentou que ele não apresentava “valores artísticos ou históricos que o destaque no conjunto de obras do arquiteto Oscar Niemeyer, de maneira a justificar um tombamento nacional”.
Além da instauração do procedimento para o tombamento, o Iphan deverá fazer uma vistoria e tomar providências para manter o estado de conservação e preservação do memorial. Um documento com as conclusões deve ser enviado para o MPF no prazo de 90 dias.
Memorial 9 de novembro de Volta Redonda em homenagem aos três operários mortos da CSN
Divulgação/PMVR
Também dentro deste período, o instituto deverá elaborar uma análise técnicas com fotos, se manifestando com relação à recomendação de tombamento.
Uma vistoria realizada pelo MPF em setembro do ano passado mostrou “que o monumento está em péssimas condições de preservação e limpeza, o que exige ação imediata do poder público para protegê-lo, sob risco de perecimento”.
O que diz o Iphan
Procurado pelo g1, o Iphan não havia se pronunciado sobre a recomendação até a publicação desta reportagem. Assim que chegar, o pronunciamento será acrescentado nesta matéria.
Sobre o Memorial Nove de Novembro
Greve da CSN
Reprodução/TV Rio Sul
O Memorial Nove de Novembro, da autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, foi construído em homenagem aos operários William Fernandes Leite, Valmir Freitas Monteiro e Carlos Augusto Barroso.
Eles foram mortos durante conflitos com tropas do exércitos em uma greve na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, no dia 9 de novembro de 1988.
O monumento foi inaugurado no dia 1º de maio de 1989. Um dia depois da inauguração, o memorial sofreu um atentado com 30 quilos de explosivos e ficou sustentado apenas por vergalhões.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
MPF recomenda tombamento do Memorial Nove de Novembro, em Volta Redonda
Adicionar aos favoritos o Link permanente.