Alunos de Volta Redonda vencem Copa do Mundo de Robótica na Alemanha


Campeonato foi realizado na semana passada. Equipe venceu a categoria ‘DRC Explorer’. Alunos de Volta Redonda (RJ) conquistaram o 1º lugar na Fira Robo World Cup, conhecida como Copa do Mundo de Robótica. O campeonato foi realizado na semana passada em Lindenhalle Wolfenbüttel, na Alemanha.
“Foi uma experiência incrível, a gente teve oportunidade de ir para outro país. Foi muito bom estar com pessoas que a gente gosta, o tanto de aprendizado que ganhamos e podemos trazer para o nosso dia a dia agora”, contou Helena Neves, membro da equipe.
A equipe chamada “Space Bots”, do Firjan Sesi, é formada pelos estudantes Helena Neves, 15 anos, João Vitor Demori, 14 anos, Otávio Quinane, 14 anos, Samara Leal, 16 anos, Jonathan Valente, 16 anos. O grupo venceu em 1º lugar na categoria “DRC Explorer”.
Alunos de Volta Redonda vencem Copa do Mundo de Robótica
Divulgação/Firjan Sesi
“Na categoria DRC Explorer, em que fomos campeões e vice, a pista simula um edifício que sofreu um terremoto e o robô tem de levar pacotes para as vítimas que estão presas nos escombros. A pista em que os alunos competiram no Mundial, entretanto, é bem diferente da que disputaram no Brasil. Eles precisaram adaptar o robô lá para vencer o desafio”, explicou Vinícius Mano, coordenador de Educação Básica da Firjan Sesi.
Acompanhados dos dois técnicos da equipe, Paula Mendonça e Rodrigo Guera, e da gerente da unidade, Cláudia Holzwarth, os estudantes chegaram em Volta Redonda na tarde desta segunda-feira (24). O grupo foi recebido pelos alunos e professores da Escola Firjan Sesi.
Recepção para os alunos nesta segunda-feira em Volta Redonda
Divulgação/Firjan Sesi
“Nossos alunos ganharam o troféu, mas nós ganhamos o respeito das nações que estavam presentes. Tinham mais de vinte países e nós brasileiros mostramos que somos capazes de muito mais, não só a parte técnica, mas também de respeitar o adversário e ter ética”, finalizou Cláudia.
No Sul do Rio, a equipe de Barra Mansa ganhou duas medalhas de prata e os alunos de Resende ganharam uma medalha de bronze em uma das categorias.
A Copa do Mundo de Robótica reuniu competidores de vários países. O campeonato foi dividido em quatro categorias: cabo de guerra, cliff hanger (sumô), DRC explorer e missão impossível, cada uma com competições independentes.
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.