Músicos de Volta Redonda ganham bolsas de estudos em universidade dos EUA


Quatro jovens selecionados fazem parte do projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’ e vão estudar na Universidade do Mississipi. Músicos de Volta Redonda ganham bolsa de estudos em Universidade do Mississipi
Camila Teixeira/g1
Quatro músicos de Volta Redonda (RJ) ganharam bolsas para estudar na Universidade do Mississipi, nos Estados Unidos. Os jovens fazem parte do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”.
Allyson Moreira, de 26 anos, Filipe Pereira, de 23 anos, e Paulo Victor do Amaral, 24 anos, são violinistas e Pedro Henrique Morais, de 20 anos, é violista. Eles são professores de musicalização em escolas da rede municipal de ensino e fazem parte da orquestra do projeto (veja quem são abaixo).
O anúncio das bolsas de estudos foi feito no sábado (8), durante um concerto comemorativo ao aniversário do município. O evento foi realizado no Cine 9 de Abril e contou com a participação de cerca de 300 alunos.
“Foi completamente inesperado! Ao mesmo tempo que foi uma felicidade, um êxtase muito grande, foi também um choque, um choque de felicidade”, lembrou Paulo Victor do Amaral.
As bolsas são para cursar a graduação, para aqueles que ainda não são formados, e o mestrado, para quem já é graduado.
O convite partiu depois de um intercâmbio educativo musical, que contou com a presença de quatro músicos estrangeiros, todos professores na Universidade do Mississipi, e um brasileiro, ex-professor no projeto Volta Redonda Cidade da Música.
O intercâmbio funcionou da seguinte forma: os músicos convidados vieram para a sede do projeto na segunda-feira (3) e passaram a semana dando aulas especiais para alunos e professores, frequentando as escolas que fazem parte da iniciativa e conhecendo a rotina deles.
“Não houve uma seleção, eles pertencem da equipe técnica do projeto. Eles são jovens e se destacam. Os professores enxergaram que eles são músicos que podem fazer muito musicalmente. A professora Borislava Itcheva olhou e gostou deles, viu potencial e fez o convite para estudar”, explicou a maestra Sarah Higino, coordenadora do projeto.
O anúncio foi uma novidade para os alunos do projeto e, principalmente, para os professores que foram contemplados com a bolsa de estudo.
“Para mim, foi realmente uma surpresa. Tanto que quando falaram o meu nome até demorei um pouco para levantar, ‘eu? sou eu mesmo?'”, comentou Pedro Henrique.
Músicos de Volta Redonda ganham bolsa de estudos
Camila Teixeira/g1
“Não se passava nem pela minha cabeça, tinha escutado meu nome, eu tinha abaixado o violino para bater palma para os outros e ai mandaram eu levantar, tomei até um susto”, disse Allyson.
Próximos passos
Agora, o grupo tem se preparado para este novo passo na formação. Os quatro iniciaram um curso para aprender inglês e estão separando a documentação necessária para enviar para a universidade. Não há uma data definida para a ida para os Estados Unidos.
“São quatro jovens talentosos da nossa orquestra, três violinista e um violista. Espero que eles aproveitem essa grande oportunidade. Esse convite só vem fortalecer que música dá certo, música é profissão, música é vida”, pontuou Sarah.
A oportunidade serve também como um incentivo para outros jovens que desejam seguir no caminho da música como profissão.
Para os rapazes, é um novo passo na vida e o pontapé para a realização de um sonho que está só começando.
“Minha mãe fala uma frase que guardo muito no meu coração: ‘todo sonho tem um preço’. A gente não faz ideia do que vai ter que pagar ou abrir mão para ter ele, mas que vale muito a pena no final”, finalizou Filipe Pereira.
Músicos convidados para estudar na Universidade do Mississipi
Camila Teixeira/g1
Conheça os músicos convidados para estudar no Mississipi
Allyson Moreira, de 26 anos
Allyson Moreira, 26 anos
Arquivo pessoal
Filipe Pereira, de 23 anos
Filipe Pereira, de 23 anos
Arquivo pessoal
Pedro Henrique Morais, de 20 anos
Pedro Henrique, de 20 anos
Arquivo pessoal
Paulo Victor do Amaral, de 24 anos
Paulo Victor do Amaral, de 24 anos
Arquivo pessoal
Sobre o projeto Volta Redonda Cidade da Música
O projeto começou em 1974, a partir do idealizador maestro Nicolau de Oliveira. Atualmente, o Volta Redonda Cidade da Música possui cerca de 4 mil alunos e atua em 39 escolas da rede municipal de ensino.
Cada escola tem um polo do projeto. Os alunos têm aulas de música ao longo de todo o 3º ano do ensino fundamental. A partir do 4º ano se torna opcional participar ou não das aulas, que acontecem no contra turno.
Além das aulas nas escolas, o Volta Redonda Cidade da Música conta com orquestras, grupos de cordas e bandas que ensaiam na sede e se apresentam em diversos eventos na cidade.
O projeto é totalmente gratuito, oferece os instrumentos para o aluno e dá o suporte necessário. O objetivo principal é o desenvolvimento sensorial da criança, trabalhando a coordenação motora, audição, visão, fonação, tato, atenção, memória e raciocínio e, usando a música como veículo, os músicos são trabalhados para desenvolver: disciplina, assiduidade, pontualidade, bom desempenho musical, bom desempenho escolar, bom relacionamento em grupo, persistência e responsabilidade.
A sede do Volta Redonda Cidade da Música está localizada na Avenida Graham Bel, nº 89, no bairro Vila Mury.
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.