Reeleito em Franca, SP, Alexandre Ferreira (MDB) diz que vai priorizar aumento de UTIs e concluir novo contrato do transporte público


Emedebista derrotou João Rocha (PL) neste domingo (27) com 82.856 votos, o equivalente a 58,64% do total. EPTV1 entrevista Alexandre Ferreira, prefeito eleito em Franca com 58,64% dos votos
Prefeito reeleito em Franca (SP), Alexandre Ferreira (MDB) disse nesta segunda-feira (28) que vai priorizar o aumento dos leitos de UTI, concluir o estudo para viabilizar o novo contrato do transporte público, revitalizar a região central da cidade e absorver boas propostas dos adversários nas eleições 2024.
Neste domingo (27) de segundo turno, Alexandre Ferreira recebeu 82.856 votos – 58,64% -, enquanto que João Rocha (PL) teve 58.443 votos – 41,36%. Ao todo, segundo o TSE, 88.029 eleitores deixaram de comparecer às urnas, o que representa 35,42 % do total.
Segundo o emedebista, o Hospital Regional de Franca, em obras desde 2022, será entregue até abril de 2025 e deve resolver o déficit de leitos de UTI. Com o aumento de 225 vagas de urgência e emergência, Ferreira disse que a prefeitura vai trabalhar para reduzir a espera por cirurgias eletivas.
“Nós vamos resolver o problema de leito de UTI da região e de leitos de internação. O segundo passo é resolver cirurgias eletivas. Hoje, a gente não faz cirurgia eletiva porque se fizer, não tem onde colocar o paciente que precisa de internar de urgência. Eu preciso resolver a urgência, para que o paciente que entra no pronto-socorro em duas horas esteja em um hospital, se necessitar. Aí, sim, nós vamos caminhar para as cirurgias eletivas. Este hospital, acertando essa história da urgência e emergência, vamos ter vagas nas outras santas casas da região, inclusive para fazer a internação para poder deixar o hospital de grande porte, como esse aqui e a Santa Casa, para fazer as cirurgias eletivas”, afirmou.
Alexandre Ferreira (MDB) foi reeleito prefeito de Franca, SP, neste domingo (27)
Igor do Vale/g1
LEIA TAMBÉM:
APURAÇÃO EM FRANCA: veja resultado do segundo turno
ABSTENÇÃO: mais de um terço dos eleitores não votaram em Franca
RESULTADO POR LOCAL DE VOTAÇÃO: veja como foi na sua seção
REPERCUSSÃO: ‘Sensação espetacular e de agradecimento’, diz Alexandre Ferreira
FOTOS: veja como foi o dia de votação em Franca
Uma dos principais assuntos debatidos nas eleições em Franca foi o contrato do transporte público. Reclamações sobre a qualidade do serviço oferecido são comuns e no final de 2023, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo apontou irregularidades no acordo com a empresada contratada.
Alexandre Ferreira disse que um estudo está sendo feito para realização de nova licitação, uma vez que o atual contrato ainda está baseado em dados populacionais de 2009.
“Ele [contrato] está com 16 anos de deságio. Franca, há 16 anos, era outra cidade e, hoje, a gente tem esse déficit. O segundo passo é decidir que tipo de frota que a gente quer e a gente decidir o financiamento do sistema de transporte público. Hoje, a responsabilidade, diferente de Ribeirão Preto, é que aqui quem paga pelo transporte é só o passageiro. Em Ribeirão, o passageiro paga, mas a municipalidade também paga através da prefeitura, do subsídio. Aqui temos que definir isso. Na minha cabeça, a prefeitura tem que participar do processo de financiamento senão não vai ter um equilíbrio financeiro e econômico no processo, no contrato e isso vai incorrer em aumento no valor da tarifa para quem usa.”
Alexandre Ferreira (MDB), candidato à Prefeitura de Franca, SP, em votação no segundo turno
Igor do Vale/g1
Sobre a região central da cidade, o prefeito reeleito disse que reformas já estão sendo feitas em praças para fortalecer o comércio e oferecer à população mais opções de lazer e cultura.
“Já estamos terminando a reforma da Praça e do Centro e da Estação, que é uma praça central pra que a gente possa levar mais pessoas pra lá, fortalecer o comércio e o serviço, como área cultural de lazer nos fins de semana e mesmo nos dias de semana à noite. Isso vai incorrer na possibilidade de colocarmos os ambulantes que tem lá e estão em desacordo com a legislação, que eles caminhem, possam se legalizar em local específico que vai ser na Francana e um combate firme ao tráfico de drogas, especificamente no Centro, que a gente vai melhorar ainda mais”, disse.
Com relação às propostas apresentadas pelos oponentes ao longo do pleito, Alexandre Ferreira disse que pretende trabalhar os bons projetos apresentados e que inclusive já fez um convite à parte da equipe que trabalhou com Dr Ubiali (PSB), que terminou em 5º lugar na disputa, para melhorar a acessibilidade em Franca.
“É importante absorver, sim, programas e ações que outros candidatos que ficaram para trás no primeiro turno fizeram. Ubiali, Cortez, Mariana, todo mundo tinha proposta boa. O João não apresentou suas propostas de maneira clara, mas algumas coisas precisamos absorver dos outros candidatos pra gente melhorar a vida das pessoas na cidade (…) O Dr Ubiali tem um grupo na campanha dele que trabalha especificamente com isso, os convidei pra trabalhar conosco, justamente para ter esse olhar. Inclusive um deles é cadeirante, nada mais correto do que escutar quem a gente precisa para falar pra nós aqui o que precisa mudar.”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.