A medicina do sono trata pessoas com distúrbios ou dificuldades para dormir, mas também é responsável por estudar vários fatores que acontecem durante a noite. Inclusive, entender o costume que muitas pessoas possuem de só dormirem com os pés para fora das cobertas.
A explicação para as pessoas dormirem com os pés para fora dos lençóis
A resposta para o hábito comum pode estar na regulação da temperatura corporal. A médica Natalie Dautovich, membro da National Sleep Foundation, explica que a temperatura ideal para uma pessoa dormir bem é em torno de 18 a 20 °C.
Ou seja, manter o corpo muito quente, de baixo de várias cobertas, pode te fazer demorar mais para cair no sono. Como os pés possuem uma alta concentração de vasos sanguíneos próximos à pele, ao ficarem descobertos podem liberar calor com mais eficiência, ajudando a resfriar o corpo e permitindo uma transição mais fácil para o sono profundo.
Dessa forma, aponta a médica, manter os pés descobertos pode ajudar a atingir o equilíbrio térmico necessário para que o corpo entre nos ciclos do sono de maneira saudável e regular.
A teoria foi reforçada pelo estudo publicado no Journal of Physiological Anthropology, que sugere que a exposição dos pés ao ar fresco pode acelerar o processo de pegar no sono e promovendo um descanso de melhor qualidade.
Além disso, existem algumas teorias dentro da psicologia comportamental que sugere que o ato de dormir com os pés descobertos pode ser uma maneira inconsciente de buscar conforto e segurança, sem a sensação de confinamento.
Contudo, essas teorias não possuem base científica consolidada em estudos.