Lago congelado e geada: veja como foi o amanhecer mais gelado do ano no Parque Nacional do Itatiaia


Termômetro não oficial registrou -10°C a 2.460 metros de altitude, às 6h44 desta quarta-feira. Veja como foi o amanhecer mais gelado do ano no Parque Nacional do Itatiaia
Um termômetro não oficial instalado na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia (RJ) marcou -10°C na manhã desta quarta-feira (5). O registro foi feito às 6h44, na estação de Furnas, localizada a 2.460 metros de altitude. Segundo a empresa que monitora o aparelho, esta foi a menor temperatura do ano na reserva e a mais baixa do Brasil.
Com o frio, um lago localizado próximo ao Abrigo Rebouças, a 2.380 metros de altitude, congelou. A aproximadamente 70 metros acima, uma poça d’água também ficou congelada. Nas imagens feitas pelo guia Demilson Rodrigues, é possível perceber as placas de gelo.
Parte da vegetação ficou coberta por uma geada em um outro ponto do parque, a cerca de 2.000 metros de altitude. A informação do fenômeno foi confirmada pelo meteorologista Paulo Hofacker.
Geada em vegetação no Parque Nacional do Itatiaia
Reprodução/Demilson Rodrigues
A madrugada e o começo da manhã também foram gelados em outras cidades da região, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.
Em Paty do Alferes, no distrito de Avelar, às 2h e 3h, a mínima foi de 6°C. Já em Resende, a temperatura mais baixa foi às 7h, com 8,2°C.
Poça d’água congela no Parque Nacional do Itatiaia
Reprodução/Demilson Rodrigues
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.