Cuidado com esse erro comum! Suas roupas podem estar te envelhecendo

Suas roupas podem estar te envelhecendo

Você já pensou que suas roupas podem estar te envelhecendo sem você perceber? – Foto: Freepik/ND

Suas roupas podem estar te envelhecendo. Segundo especialistas, algumas escolhas de roupas após os 50 anos podem, sem querer, adicionar anos à aparência.

O segredo para se vestir bem, sem parecer que está tentando ter 20 anos novamente, está nos pequenos detalhes. Aprenda a usar a moda a seu favor.

Suas roupas podem estar te envelhecendo

A youtuber Verinha Bernardino, que dá dicas de moda e beleza em seu canal do YouTube, afirma que não existe idade certa ou errada para usar determinada roupa.

Mas ela alerta que é fundamental usar o bom senso e identificar se a roupa realmente faz você se sentir bem, pois não adianta usar algo que não gosta.

“O que deve existir é bom senso, é na hora que você vai vestir, você saber se aquilo ali vai ficar legal, se não vai, se você vai ficar bonita, se vai te favorecer”, afirma Verinha.

O perigo das estampas

De acordo com a consultora de imagem Anne Iasmim, alguns tipos de estampas podem, sim, envelhecer uma pessoa. “Na dúvida, opte por essas peças lisas”, diz.

Porém, ela não é radical e afirma que não é necessário abolir os padrões do guarda-roupa.

Senhora com uma blusa com uma estampa floral

Mesmo peças clássicas podem falhar! Confira se suas roupas podem estar te envelhecendo – Foto: Freepik/ND

Anne sugere optar por estampas com um ar mais jovem, evitando florais muito grandes e datados ou desenhos com aparência infantil.

“Tem estampa que acaba com o visual, então estampas […] muito grandes, muito coloridas […] eu evito”, diz Verinha.

Combinações perigosas:

Verinha Bernardino aponta que algumas peças e combinações, quando usadas de forma descuidada, podem facilmente adicionar anos à aparência.

  • Saia lápis clássica: quando usada de forma tradicional, com blusa fechada e sapato fino, pode criar um ar excessivamente sério e envelhecido;
  • Blazers datados: blazers curtos e com modelagem de décadas passadas não ajudam a criar um look moderno;
  • Looks monótonos: peças que, apesar de boas individualmente, podem falhar quando combinadas sem pontos de cor ou contraste, deixando o visual “apagado” e sem graça;
  • Looks shapeless: peças que não definem a silhueta podem deixar o visual sem forma e sem graça, como blusas largas que escondem a cintura.

Estilo pessoal

Mulher com mais de 50 anos, mas com um estilo jovial

Estilo maduro, sim. Visual envelhecido? Não! Suas roupas podem estar te envelhecendo; veja como evitar – Foto: Freepik/ND

Verinha Bernardino reforça que o estilo pessoal deve prevalecer, desde que adaptado com bom senso à maturidade. “Não quero passar a imagem de uma mulher de 55 anos que quer ter 30”, ela esclarece.

Se o seu estilo sempre foi mais sexy, não há motivo para abandoná-lo. A sensualidade madura, segundo Verinha, pode estar na atitude e em escolhas elegantes.

É possível montar looks sensuais e sofisticados com peças como uma camisa branca levemente aberta, a clássica combinação de jeans, camisa e scarpin, ou até uma peça de couro bem cortada, desde que não esteja excessivamente justa ao corpo.

“Até porque isso [sensualidade] não é uma questão de vestimenta, não é o que você veste, é a sua atitude”, afirma.

Confira o vídeo da Verinha Bernardino:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.