
Um rato farejador entrou para o Guinness World Records, nesta sexta-feira (4), data que celebra o Dia Mundial do Rato, pelo trabalho com explosivos de guerra. Ronin, encontrou mais de 120 explosivos de guerra no Camboja, um dos países mais afetados pelos minas terrestres no mundo.

O rato farejador entrou para o livro dos recordes ao farejar mais de 120 explosivos de guerra no Camboja – Foto: Divulgação/Guinness World Records/ND
Desde agosto de 2021, o rato já farejou 109 minas terrestres e 15 peças de munição não detonada. O roedor superou o recorde anterior de outro rato, que encontrou 71 minas e 38 peças antes de se aposentar, há quatro anos.
Sobre o rato farejador de bombas
“Suas conquistas excepcionais destacam o papel crítico dos HeroRats [como chamam os ratos] na desminagem humanitária”, parabenizou a organização belga Apopo, que treina os roedores farejadores.
Ronin é da espécie africana gigante de bolsa (Cricetomys ansorgei). Apesar de ser conhecido como o maior rato do mundo, o animal ainda pode ser considerado leve e possui um olfato aguçado para farejar os explosivos.
O rato farejador é treinado em parceria com a Universidade de Agricultura de Sokoine, na Tanzânia. Além de Ronin, outros 104 ratos heróis atuam ajudando a limpar áreas de conflitos.