Doença foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado. Não há registro de pessoas contaminadas. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou na tarde desta segunda-feira (19) o primeiro caso de gripe aviária em Angra dos Reis (RJ). O animal, contaminado pelo vírus da H5N1, é uma ave silvestre migratória.
Segundo o órgão, a população não deve tocar em aves silvestres que apresentem sinais da doença. O morador deve ligar para o 193 ou comunicar imediatamente à unidade da Defesa Agropecuária da região ou à Coordenação de Vigilância Ambiental do município.
Ainda de acordo com o comunicado emitido pela Secretaria Estadual de Saúde, a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da influenza aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas.
A nota ressaltou ainda que “não há motivos de preocupação para a população sobre epidemia de H5N1, pois no momento não há transmissão direta, de pessoa para pessoa”.
O que é influenza aviária?
A influenza aviária é considerada uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas.
Entre os sintomas, estão:
andar cambaleante;
pescoço torto;
aspecto abatido;
dificuldade respiratória;
diarreia;
alterações bruscas no consumo de água e ração nas aves de criação;
redução na produção ou má formação de ovos.
Atualmente o mundo vivencia a maior pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais, aponta o Ministério da Agricultura e Pecuária.
Humanos podem ser infectados?
Sim, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que o risco de contaminação entre humanos é muito baixo.
As infecções podem acontecer, principalmente, por meio do contato com aves contaminadas, vivas ou mortas.
Por isso, o ministério alerta que ao avistar aves doentes ou perceber um grande número de aves silvestres mortas, é preciso acionar o serviço veterinário local ou realizar a notificação por meio do e-Sisbravet.
Não é recomendado tocar e nem recolher aves doentes.
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Primeiro caso de gripe aviária é confirmado em ave silvestre em Angra dos Reis
Adicionar aos favoritos o Link permanente.